Aldeia Sapukai participa de palestra sobre saúde mental

A aldeia Guarani Sapukai é a maior comunidade indígena do estado, com mais de 450 moradores

Quinta-Feira, 04/05/2023 | Secretaria Executiva de Assistência Social .

Esta quarta-feira (03/05), foi marcada por um momento muito importante na aldeia Sapukai, no Bracuí. Os indígenas moradores do local receberam a visita de um grupo da secretaria de saúde, que realizou atividades ao longo do dia. Durante a manhã, eles receberam uma ação de orientação com dentistas e tiveram um momento de aplicação de flúor. A parte da tarde foi voltada para a saúde mental, com uma palestra realizada por uma psiquiatra, que trouxe um assunto atual que merece destaque também na aldeia.

- É muito importante pois todos nós, durante e após a pandemia, tivemos alguma alteração do nosso estado de saúde mental, muita ansiedade, algumas pessoas com depressão, houve um aumento em todos os lugares em função do isolamento. Então, saber que os próprios indígenas pediram para trazer esse assunto aqui, mostra a preocupação que a aldeia tem em relação à saúde da mente. Eu estou muito feliz de poder trazer essa palestra. Tenho certeza que falar sobre isso vai ser um passo importante aqui na aldeia Sapukai – comentou a palestrante do dia, Dra Lillian Machado, psiquiatra e responsável técnica da secretaria de saúde.

A aldeia Guarani Sapukai é a maior comunidade indígena do estado: são mais de 450 indígenas que vivem no local. O objetivo da ação promovida pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e da Secretaria Executiva de Assistência Social, é trazer uma conscientização maior sobre a forma com que os indígenas vivem hoje, valorizando a cultura local e a interação com o restante da população de Angra dos Reis de fora da aldeia.


- Fizemos um trabalho de escuta e foi solicitado por eles que trouxéssemos alguém para falar mais sobre esse assunto. É o primeiro ano de programações voltadas para os indígenas e tem sido muito produtiva essa troca de experiências – ressaltou Adriana Terturiana da Silva, coordenadora das Comunidades Tradicionais da Secretaria Executiva de Assistência Social.

O mês de abril já terminou, mas as programações do Abril Indígena ainda seguem durante o início de maio. No próximo sábado (6), será o dia das Olimpíadas Indígenas, uma programação totalmente voltada para atividades e brincadeiras tradicionais na cultura da aldeia, e terá um campeonato de futebol entre os times da comunidade. As atividades são abertas ao público e começam a partir das 9h.

- Estamos muito felizes com todas essas programações. É o primeiro ano que está tendo o Abril Indígena e eu espero que esse projeto siga por muitos anos. A aldeia Sapukai está de portas abertas para receber os visitantes para conhecerem um pouco mais da nossa cultura e das nossas tradições – disse Algemiro da Silva, cacique da aldeia Sapukai.