A Vila do Abraão na Ilha Grande recebeu hoje uma ação do Abril Marrom, mês dedicado à prevenção, combate e reabilitação às diversas espécies de cegueira. Todos que passaram em frente à Casa de Cultura Constantino Cokotós puderam receber orientações e participar de ações de saúde além de orientações gerais sobre vários serviços.
- É muito importante pois as vezes temos dificuldade de ir até o continente fazer alguns tipos de testes e vindo até a gente facilita bastante. O atendimento foi bom, eles me esclareceram bastante. Para os moradores aqui da ilha, ter esse tipo de serviço e campanha facilita muito. Eu não sabia sobre o Abril Marrom, fiquei sabendo aqui e já sei que fala sobre a visão e a importância de cuidar dos olhos – disse a artesã Meiritana do nascimento, moradora da Vila do Abraão que fez questão de participar do evento.
O intuito da ação, promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania; Assistência Social; Esporte e Lazer; Saúde e Educação; em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV), o Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (CAP) e da Escola Municipal de Deficientes Visuais (EMDV), é conscientizar a sociedade de que é preciso prestar mais atenção aos olhos e fazer um acompanhamento mais próximo das doenças que podem causar a cegueira, já que 60% delas são tratáveis.
- Hoje estamos movendo toda a ilha grande, trazendo um pouco mais de informação e é muito importante falar que esse mês de abril rodamos todo o município levando toda essa diversidade e movimento do abril marrom. Estamos quase encerrando esse mês cheio de atividades e muitos serviços para a população – comentou Iris Fernandes, Coordenadora da Pessoa Com Deficiência.
A ação de hoje contou com a presença de uma equipe da Secretaria de Saúde realizando atendimentos como medição de pressão arterial, glicose, teste rápido e outros. Profissionais também estiveram presentes para prestar esclarecimentos sobre os benefícios assistenciais e fornecer orientações jurídicas. Teve também panfletagem de folders pelas ruas da Vila do Abraão e exposição de materiais pedagógicos da área da deficiência visual.
No próximo sábado (29) será a caminhada para deficientes visuais e videntes. Uma programação aberta a todos com início previsto às 7h30 no Cais Santa.
- A ideia é que toda a população possa participar juntos dessa caminhada de conscientização para divulgar e alertar ainda mais sobre a saúde dos olhos. Vamos encerrar a programação do mês com um evento de inclusão e socialização reforçando a importância do tema do Abril Marrom – concluiu Roberto Peixoto, secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
ABRIL MARROM
Castanho é a cor dos olhos da maioria dos brasileiros e serviu de inspiração para a campanha Abril Marrom. Doenças como o glaucoma, diabetes e catarata também podem causar a perda da visão. Entre as crianças, as principais causas são glaucoma congênito, toxoplasmose ocular congênita e retinopatia da prematuridade. De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), se tivessem consultado um oftalmologista pelo menos uma vez por ano, cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados. A estimativa da OMS é de que 95 milhões de pessoas no mundo são cegas ou deficientes visuais.
PROGRAMAÇÃO:
29/04 – SÁBADO
7h30 as 12h – Cais de Santa Luzia - Centro
CAMINHADA PARA DEFICIENTES VISUAIS E VIDENTES e informações sobre BPC, orientação jurídica e atividades físicas. Medição de pressão arterial, glicose, teste rápido, auriculoterapia, panfletagem de folders e exposição de materiais pedagógicos da área da deficiência visual.