Essa segunda-feira (3), foi marcada pela Caminhada de Conscientização do Autismo em Angra dos Reis, realizada pela Comissão Divulgadora do Autismo (CDA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social e com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD). A concentração na Praça General Osório reuniu dezenas de pessoas com o principal intuito de celebrar o Dia Mundial do Autismo, comemorado ontem (2), e falar também sobre a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
- É uma caminhada pacífica, de festa, de respeito, para mostrar a quantidade de famílias que tem pessoas com autismo na cidade. É muito importante essa conscientização, pois tem muitas famílias que não sabem que tem uma criança em casa com autismo. Então, por meio desse trabalho, desde 2014 estamos fazendo ações e já conseguimos ajudar muitas famílias a chegarem ao diagnóstico preciso – contou Marilda Pires, coordenadora da Comissão Divulgadora do Autismo.
Durante a caminhada, foi falado sobre um benefício que teve início esse ano na cidade, que é a carteirinha dos Autistas. Até agora, mais de 300 carteirinhas já foram entregues. É uma forma de ajudar com que a comunidade autista possa ser mais assistida no município.
– A prefeitura de Angra dos Reis, em parceria com a secretaria de ação social, lançou mais esse benefício para a comunidade autista, promovendo mais inclusão e respeito em todos os lugares que eles chegam, por meio dessa carteirinha, que é composta por diversas informações – comentou Íris Fernandes, coordenadora da Pessoa com Deficiência.
A Priscila Nascimento é mãe da Victória Fernane, de 14 anos, e mora em Angra dos Reis há pouco mais de um ano. Victória, que tem autismo e já está sendo atendida por meio Assistência Social e com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD) da cidade, já tem sua carteirinha.
- É muito importante essa caminhada para ajudar as pessoas a saberem mais sobre o autismo, pois tem muita gente que não conhece. Eu procurei a prefeitura para fazer a carteirinha e hoje tem ajudado bastante – disse a moradora do bairro Balneário.
A Secretaria de Assistência Social, em parceria com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPD), tem trabalhado para fazer com que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Angra dos Reis possam ter um atendimento mais especializado e adequado. Prova disso é a construção do CETEA (Centro Educacional para Transtorno do Espectro do Autismo), que vai acolher pessoas com transtorno do espectro autista com objetivo de desenvolver atividades pedagógicas e estimular habilidades cognitivas, sensoriais e sociais.
- Estamos muito felizes. É o governo municipal participando, escutando as reivindicações dos autistas. Essa caminhada dá mais visibilidade e o momento é esse, de construirmos aqui uma sociedade cada dia mais inclusiva e sem preconceito – analisou Eduardo Sampaio, secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania que participou da caminhada.