Foi lançada na manhã dessa quarta-feira, 14, no CEA, a Carteira de Identificação do Autista, uma política pública que visa beneficiar a vida de cidadãos com espectro autista e seus familiares, a partir da maior facilidade de acesso a serviços públicos e privados, promovendo cidadania, segurança e dignidade a esse público.
Estiveram presentes no lançamento o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio, o secretário-executivo de Assistência Social, Heraldo França, a coordenadora técnica da Pessoa com Deficiência, Iris Fernandes, e diversos representantes de organizações públicas e pais que lutam pela causa autista.
– Mais um avanço e uma conquista para a comunidade da pessoa com deficiência. A carteirinha de identificação ajudará esse público no combate às suas dificuldades de acesso no dia a dia e nos atendimentos a diversos estabelecimentos. Queremos promover a cidadania e a maior inclusão das pessoas com autismo na sociedade – frisou Eduardo Sampaio.
A carteira de identificação conterá diversas informações do autista na parte frontal, como nome completo, data de nascimento, CPF, classificação de sua doença, tipo sanguíneo, número do cartão do SUS, telefone para contato e foto, além de 3 QR codes em sua parte traseira.
Os QR codes darão acessos a: (1) outros dados do usuário, além dos já encontrados na parte frontal, como endereço completo, alimentação específica e medicação usada; (2) todas as leis nacionais sobre o autismo; (3) localização de toda a rede de apoio para eventuais necessidades de ajudas e informações a respeito do autista.
– Quando os pais saírem com seus filhos, não vão mais precisar levar laudo e crachá, somente a carteirinha, para que consigam prioridades em atendimentos públicos. Vai ajudar muito na questão da acessibilidade, das prioridades, nas filas. É um grande avanço – comentou Marilda Pires de Oliveira, 59 anos, moradora do Morro do Carmo, mãe de autista e Presidente da Comissão Divulgadora do Autismo em Angra dos Reis.
Na cerimônia, foram entregues as 11 primeiras carteirinhas. A partir de 20 de janeiro de 2023, iniciarão as inscrições para a retirada do documento através de um link que será divulgado no site e nas redes da Prefeitura de Angra. Após o preenchimento do formulário online, o responsável precisará ir ao CRAS de sua abrangência ou à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, após 20 dias do pedido, para retirar o documento em mãos.
– O nosso governo é humano. O nosso prefeito passa isso diariamente a todos os secretários. Já estamos fazendo um Centro de Referência ao Autista, temos agora o cartão de identificação para esse público, essas políticas públicas são muito importantes. Queremos atender as famílias. Nos preocupamos com elas sempre – destacou Cláudio Ferreti, secretário de Governo e Relações Institucionais.