A Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca da Prefeitura realizou nesta terça-feira, dia 14, a primeira edição do programa Agricultor Cidadão. As atividades foram realizadas na Praça da Porteira, na Japuíba. O objetivo do programa é apoiar agricultores e também pescadores, auxiliando-os na documentação e regulamentação de questões profissionais e previdenciárias e também em questões técnicas, como distribuição de sementes e mudas e orientações sobre plantio.
Havia sementes de abóbora, beterraba, cenoura, alface, feijão etc. Agricultores rurais e também urbanos – pessoas que têm um quintal ou uma pequena horta – receberam mudas e sementes. Uma delas foi Rosalina Silva de Almeida, merendeira aposentada.
– Muito boa essa iniciativa do Agricultor Cidadão, pois é uma chance para as pessoas conseguirem plantar e colher. Ter um lugar certo para plantar é uma maneira de as famílias não precisarem comprar tudo no supermercado – disse Rosalina.
A iniciativa fomenta o aumento da produção agrícola no município e se junta a outras frentes de trabalho, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar, por meio do qual os agricultores familiares podem fornecer produtos para a merenda escolar.
Junto ao Agricultor Cidadão na Japuíba, foram oferecidos serviços do RJ para Todos, do Governo do Estado, como emissão de identidade, isenção para certidão de nascimento, casamento e óbito, habilitação para casamento, carteira de trabalho digital e balcão de empregos, além de orientação sobre direitos do consumidor. Todos os serviços foram gratuitos.
– É mais uma parceria importante da prefeitura com o governo do estado, pois a população precisa sempre de oportunidades como essa do RJ para todos. São serviços que promovem a cidadania, na emissão de documentos e certidões tão essenciais para o cotidiano das pessoas. A prefeitura vem proporcionando cada vez mais ações, que vão ao encontro do que a população precisa e necessita – comentou o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.
O trabalho de emissão de documentos é essencial para os agricultores e pescadores de Angra, já que muitos não têm documentos básicos para poderem acessar direitos e benefícios, conforme explica o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira.
– A ideia é fazer um trabalho de base: primeiro, auxiliar na documentação dos trabalhadores enquanto cidadãos. Com a documentação em dia, agricultores e pescadores podem, com o auxílio da Prefeitura, agilizar suas questões profissionais e previdenciárias. Agricultores, por exemplo, podem dar entrada no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), necessário para que possam vender produtos para a merenda escolar – explica o secretário.
A Secretaria de Saúde também esteve presente, com aferição de pressão e glicose. O secretário executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Leandro Silva, agradeceu a equipe da Prefeitura e também o governo do estado pelo sucesso do evento.
– Essa parceria atende não só agricultores e pescadores, mas toda a população. No caso do agricultor, ele precisa de sua carteirinha para poder vender merenda escolar para a rede pública. Mas estamos falando de pessoas que têm dificuldade de agendar uma gratuidade de identidade e até para ter acesso a documentação de casamento. Em um evento como esse, estamos facilitando para que o agricultor tenha certidão de nascimento, identidade e, com isso, tenha acesso a outros serviços. Quanto mais iniciativas como esta são ofertadas, mais cidadania, melhor para os moradores e para a população – resumiu o secretário executivo.