Encerramento da Semana do Agricultor em Angra

Ação social na Japuíba, com serviços, café da manhã e distribuição de sementes, foi o ponto alto das atividades

Segunda-Feira, 31/07/2023 | Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca .

A última semana de julho foi toda dedicada aos agricultores de Angra dos Reis. A Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca da Prefeitura de Angra organizou diversas atividades voltadas para os produtores rurais. A principal delas, na última sexta-feira, Dia Nacional do Agricultor (28 de julho), reuniu dezenas de pessoas para uma grande ação social, com serviços e homenagens na sede da secretaria, na Japuíba (ao lado da UPA). O encontro reuniu produtores rurais, população em geral, representantes da Secretaria de Agricultura e de demais órgãos públicos, como Emater, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Detran e Fundação Leão XIII.

Desde a manhã, que contou com uma grande mesa de café da manhã, até o período da tarde, os profissionais ofereceram serviços como habilitação para casamento, 2ª via de RG, 2ª via de certidão de casamento, 2ª via de certidão de nascimento, 2ª via de certidão de óbito, atendimento do Cadastro Único, encaminhamentos diversos para serviços públicos, orientações e cadastramentos para recebimentos de benefícios socioassistenciais eventuais, além de dicas de apoio técnico sobre plantio e distribuição de vários tipos de sementes: abóbora, beterraba, cenoura, alface, feijão etc.

O casal Adenilson de Paula Ribeiro da Silva e Amanda Ribeiro da Silva, do Parque Belém, esteve na ação. Recém-casados, os documentos de Amanda precisam ser modificados por conta da mudança de seu antigo nome de solteira para o novo nome de casada.

– Viemos aqui para a Amanda dar entrada no pedido de nova identidade e também para vermos se conseguimos algumas sementes e alguma orientação sobre plantio. Lá onde moramos já tentamos plantar muita coisa, como aipim, cana, couve e pimentão, mas não entendemos muito das técnicas, e a maioria do que plantamos acaba não vingando – disse Adenilson.

O Dia do Agricultor teve homenagens a produtores rurais. O espaço da Secretaria de Agricultura, localizado na Japuíba, recebeu o nome do ex-parlamentar Tarcísio de Sousa Reis. Falecido em 2021, seus familiares estiveram presentes na ação para receber a homenagem. Tarcísio foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Angra, chefe de gabinete do Executivo angrense e subsecretário de Agricultura da Prefeitura.

Outros nomes da agricultura do município foram homenageados pela Prefeitura e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Angra dos Reis. Valmir Vitorino de Almeida, Maria Marta dos Santos, Tereza Azevedo Cirilo e Orlando Celestino da Silva foram agraciados com placas da Secretaria de Agricultura.

– Nosso prefeito Fernando Jordão e nosso secretário de Governo, Cláudio Ferreti, têm sido incisivos pedindo proximidade com os produtores rurais, para que possamos ouvi-los em busca de soluções e alternativas para a agricultura de Angra dos Reis. E esta Semana do Agricultor, que nós da Secretaria de Agricultura organizamos, traz a proposta de retomar o diálogo com os produtores nesse período pós-pandemia – disse o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira.

– O agro é muito importante para o país, mas já recebe muito investimento. Quem recebe pouco é o agricultor familiar, que planta na sua roça para que a cidade possa se alimentar. É para esse agricultor que estamos olhando e por eles nós estamos aqui hoje. A agricultura familiar vem crescendo em Angra e é importante que quem mora na cidade entenda a importância desse agricultor. Viva a agricultura familiar – exaltou Leandro Silva, secretário executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca. A data definida pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) para celebrar o Dia do Agricultor Familiar é 25 de julho.

OUTRAS AÇÕES DA SEMANA DO AGRICULTOR
Na quinta-feira, 27, houve uma ação de vacinação contra raiva para cavalos e animais de carroça no Parque Mambucaba. Mais de 30 animais foram imunizados pela equipe da Secretaria de Agricultura. Embora esta vacinação tenha sido parte integrante da Semana do Agricultor, ações de vacinação são frequentes o ano inteiro, coordenadas pela secretaria municipal.

Outra iniciativa importante da programação foi a audiência pública que discutiu a agricultura familiar na Câmara Municipal, com o tema “Diretrizes e futuro do agricultor familiar”, na quarta-feira, dia 26 de julho. A Prefeitura foi representada pelo secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira, e pelo secretário-executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Leandro Silva.

Durante a audiência, o secretário explicou sobre o trabalho realizado por sua pasta em prol da agricultura, que passa por produção de hortas escolares, distribuição de sementes e auxílio aos produtores por meio de equipamentos agrícolas. Ele ainda informou que em Angra há cerca de 350 famílias de agricultores cadastrados, responsáveis pela produção de palmito pupunha, banana, quiabo, jiló e outros produtos.

O evento, promovido pela Comissão de Agricultura do Legislativo, presidida pelo vereador Charles Neves, contou ainda com a participação de sindicatos, cooperativas e com a presença do assessor do Ministério da Agricultura, Carlos Murilo.

O engenheiro agrônomo da Prefeitura, Rafael Ribeiro, realizou uma apresentação falando sobre o panorama da agricultura familiar em Angra e ressaltou a dificuldade de as pessoas reconhecerem a importância do setor.

A Semana do Agricultor contou ainda com um café da manhã e roda de conversa com produtores na Associação de Moradores do Sertão do Parque Mambucaba, na terça-feira, dia 25, que marcou a abertura de sua programação. Foram dias importantes no entendimento e estruturação do panorama da agricultura municipal.