Nessa quinta-feira, 5 de outubro, o auditório da Defesa Civil ficou lotado durante o evento alusivo ao Dia Nacional do Idoso e ao Dia Internacional da Terceira Idade celebrado em 1º de outubro. Em alusão à data, o Conselho Municipal do Idoso de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, promoveu uma tarde repleta de palestras com orientações, conscientização e esclarecimento de dúvida para os idosos da cidade.
- É muito gratificante ver o auditório cheio. O objetivo principal do evento foi reunir grande parte da comunidade idosa de Angra dos Reis para passar muitas informações sobre a área de saúde, CadÚnico, INSS entre outros temas. Foi uma tarde muito feliz onde juntos comemoramos a experiência e sabedoria desse grupo que tem sido muito participativo na nossa cidade – comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê.
O Dia Nacional do Idoso tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com mais de 60 anos. Essa é uma data importante que destaca a relevância e os desafios enfrentados pela população idosa. A data serve como um lembrete para a sociedade e o município sobre a importância de garantir os direitos fundamentais dos idosos, como saúde, moradia, dignidade e respeito.
- Eu achei muito importante esse encontro, que serviu de esclarecimento, não só para mim, como para os idosos presentes. Muitos direitos eu nem sabia que tinha mas agora tomei conhecimento. As palestras, principalmente sobre saúde e alimentação, eu tenho certeza de que vão me ajudar muito – explicou a aposentada Valdete da Silva, moradora do bairro Jacuecanga, que esteve presente participando do evento.
Para o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a data também contribui para sensibilizar a sociedade sobre a discriminação e o estigma que os idosos frequentemente enfrentam. Ajudando a promover uma cultura de respeito e inclusão em relação aos mais velhos.
- Preparamos uma tarde com palestras sobre assuntos pertinentes a pessoa idosa. Vimos que a maioria participou com perguntas e tiraram muitas dúvidas. Nosso objetivo como conselho da pessoa idosa foi alcançado, a ideia é sempre prover eventos como este, para que os idosos da cidade possam encontrar um espaço de apoio e integração - explicou a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Andreza Correa.
O evento também serviu como um momento para divulgar informações sobre questões de saúde que afetam essa faixa etária, como doenças crônicas, prevenção de quedas e promoção de estilos de vida saudáveis.
A ação foi uma oportunidade para refletir sobre o respeito e os cuidados devidos à população mais velha, com o intuito de promover uma sociedade mais inclusiva e sensível às necessidades dos idosos.
Um alerta importante é sobre a violência contra os idosos, que infelizmente ainda é muito presente atualmente. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), no estado são registrados por dia 83 casos de violência contra os idosos. Um crime que deve ser combatido e denunciado. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou também através do Conselho Municipal do Idoso de Angra dos Reis pelo número (24) 3368-7334.