Em agosto, Angra dos Reis celebrou o mês da primeira infância, que foi uma oportunidade para destacar a importância de investir nesta etapa importante de desenvolvimento. Foi um momento para sensibilizar pais, cuidadores, educadores, profissionais de saúde e a sociedade em geral sobre a necessidade de proporcionar às crianças um ambiente seguro, estimulante e amoroso.
Em uma ação realizada na última quinta-feira, 31 de agosto, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Nova Angra, pais e responsáveis do bairro foram ouvidos sobre as necessidades enfrentadas pelas crianças na infância e o que pode ser feito para dar melhores condições nesses primeiros anos de vida.
- Ao ouvir as crianças e os adultos nós pretendemos entender as expectativas os sonhos e os desejos para criar uma cidade melhor e desenvolver políticas públicas mais eficientes que contemplem de fato as nossas crianças. Acreditamos que essa etapa de ouvir é muito importante para criar um plano mais eficiente de forma que eles se sintam mais acolhidos pela cidade e se sintam representados – comentou o coordenador de Políticas Públicas para Infância, Fábio Macedo.
O Plano Municipal pela Primeira Infância de Angra dos Reis (PMPI) é um instrumento político e técnico, construído em um processo democrático e participativo, com o envolvimento das diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, Poder Legislativo, Judiciário e sociedade civil, e deve contemplar a escuta e a participação das crianças, a quem se destina o PMPI.
- Ouvimos os adultos, os pais e os avós para saber o que eles lembram da infância e o que eles desejam para a infância dos seus filhos e netos. Esse plano, que é válido para 10 anos, é muito importante, pois é construído de forma intersetorial – finalizou Fábio Macedo.