Mês da Primeira Infância é celebrado em Angra

O Plano Municipal pela Primeira Infância de Angra dos Reis é um instrumento político e técnico, construído em um processo democrático e particitivo

Sexta-Feira, 25/08/2023 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

Agosto é considerado o Mês da Primeira Infância em todo o país. O Governo Federal sancionou a Lei 14.617, de 2023, que faz de agosto o mês no qual deve ocorrer a promoção de ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos de idade e às suas famílias. A primeira infância é o período que vai de zero a seis anos de idade. Esse é um lembrete da importância de investir na educação e no bem-estar das crianças desde o seu nascimento. É um momento para refletir sobre como as experiências vividas nesses primeiros anos influenciam profundamente a trajetória de vida de uma pessoa e, por extensão, o futuro de uma sociedade.


O Plano Municipal pela Primeira Infância de Angra dos Reis (PMPI) é um instrumento político e técnico, construído em um processo democrático e participativo, com o envolvimento das diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, Poder Legislativo, Judiciário e sociedade civil, e deve contemplar a escuta e a participação das crianças – sujeitos de direito a quem se destina o PMPI.

Angra dos Reis celebra o Mês da Primeira Infância através da elaboração de políticas públicas realizando escutas e encontros comunitários para o levantamento de demandas e para trazer projetos que terão que ser executados da melhor forma para garantir uma qualidade de vida e segurança para as crianças do nosso município.


No panorama das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento humano, o Mês da Primeira Infância emerge como um período crucial para a construção de um futuro mais sólido e promissor. Durante esse período, que abrange os primeiros seis anos de vida, a criança passa por um rápido processo de crescimento e desenvolvimento que molda não apenas sua saúde física e emocional, mas também suas habilidades cognitivas e sociais.


Durante a primeira infância, o cérebro humano passa por um crescimento surpreendente, com bilhões de conexões neurais sendo formadas a cada segundo. É nessa fase que as bases para a aprendizagem futura são estabelecidas. Estimulação adequada, cuidados carinhosos e um ambiente rico em estímulos têm um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo da criança. Portanto, é fundamental que os pais e cuidadores estejam atentos às necessidades emocionais e cognitivas de seus filhos.


O Plano Municipal pela Primeira Infância de Angra dos Reis terá a vigência de dez anos e está sendo elaborado com a participação de todas as secretarias capitaneadas pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Saúde e Educação.