A manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, foi marcante para 500 famílias contempladas na 3ª fase de entrega do Cartão Recomeçar. Esses moradores foram afetados pelo volume histórico de chuva registrado em abril de 2022 em Angra dos Reis e, com benefício de R$ 3 mil, poderão adquirir materiais de construção, móveis e eletrodomésticos. A ação injetará R$ 9 milhões na economia local.
- Eu estou muito satisfeita com o benefício. Tive problemas com meu imóvel e agora tenho a oportunidade de recomeçar. Vou poder comprar material para arrumar minha residência. A Prefeitura está de parabéns – elogiou a autônoma Luana Rocha, de 40 anos, moradora do Parque Mambucaba, que teve parte da casa destruída pelas chuvas.
O Cartão Recomeçar é uma ação do Governo do Estado previsto através de Decreto Estadual nº 48057, de 2 de maio de 2022, em parceria com a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Secretaria Executiva de Assistência Social.
- Este é mais um projeto realizado em parceria com o Governo do Estado. Esse valor vai ajudar muito essas famílias que perderam seus pertences devido à chuva. São ações como essa que a gente sabe fazer. Aqui tem trabalho – frisou o prefeito Fernando Jordão, durante a entrega dos cartões, no Estádio Municipal.
Outra moradora contemplada foi Antônia Solange Ferreira, de 53 anos. Ela reside em Monsuaba, o bairro mais afetado pela forte chuva de abril de 2022.
- Nossa situação foi triste. Perdemos amigos, as coisas, a casa, e esse benefício vem em ótima hora. É o início da recuperação da dignidade. Vou reformar minha casa e comprar móveis, já que perdi alguns – conta.
O secretário de Governo, Cláudio Ferreti, reforçou que a função dos governantes é justamente atender as pessoas no momento em que elas mais precisam.
- Após aquela tragédia, a gente tinha que dar uma resposta às famílias. Esse cartão é uma indicação de um recomeço de vida. Vai contribuir muito para a dignidade dessas pessoas. Governo não é feito para estatística, mas sim para as pessoas. Quando entregamos um benefício como este, a gente percebe que as políticas públicas do nosso governo estão dando certo – destacou Ferreti.
Com a ação de hoje, Angra dos Reis contabiliza 1.500 famílias, de localidades como o Parque Mambucaba, Monsuaba e Ilha Grande, previamente cadastradas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e que atendem ao decreto estadual, contempladas com o Cartão Recomeçar. Uma outra etapa de entrega será divulgada pela Prefeitura.
- O governo municipal continua de mãos dadas com a população. A chuva passa, mas o comprometimento, o acompanhamento e acolhimento dessas pessoas continua. Esse é o papel da Prefeitura – ressalta o Secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio.