Os moradores da Aldeia Indígena Sapukai, na região do Bracuí, receberam na quinta-feira (18) o CRAS Móvel. Ao longo do dia 125 guaranis receberam diversos serviços como atendimento do Cadastro Único, Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), benefícios socioassistenciais, além de várias atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O CRAS Móvel é um veículo tipo miniônibus que leva uma equipe técnica da área social até as comunidades de acesso mais remoto. O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Bracuí é o equipamento que referencia o atendimento a toda população da Aldeia Sapukai
Para o professor e liderança indígena local, Argemiro da Silva Caraimirim (pequeno sábio em guarani), o serviço oferecido na aldeia Sapukai é de extrema importância, pois evita que os guaranis tenham que caminhar até a unidade do CRAS do Bracuí para os atendimentos necessários.
- Moramos numa área distante, por isso esta iniciativa de trazer os serviços até a gente é sendo excelente. Aqui temos uma das maiores aldeias guaranis do Estado do Rio de Janeiro. Todos aqui estão muito felizes com o CRAS Móvel, tanto que muitos vieram hoje atualizar seus cadastros e tirar suas dúvidas, como podem ver - disse Argemiro.
Situada a cerca de 6 km da rodovia BR-101, no Bracuí, numa região montanhosa cercada pela Mata Atlântica, a Aldeia Sapukai possui atualmente 500 habitantes guaranis, distribuídos em cerca de 80 famílias.
O CRAS Móvel é um programa da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Secretaria de Assistência Social.
O projeto também visa fortalecer a interface com as demais políticas públicas, como saúde, educação, pesca, esporte, cultura e estreitar vínculos com entidades privadas e associações de moradores locais. O CRAS Móvel permite, ainda, ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional e auxiliará nas campanhas de mobilização e divulgação.
Atualmente Angra dos Reis possui oito CRAS (Centro, Nova Angra, Campo Belo, Belém, Bracuí, Frade, Parque Mambucaba e Monsuaba) e a ideia é que o CRAS Móvel amplie o número de atendimentos em 40% estando nas localidades.