Campanha alerta população sobre pessoas em situação de rua

Objetivo é informar os moradores sobre as ações que devem ser tomadas para auxiliar essa população

Terça-Feira, 12/07/2022 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

Nesta terça-feira, 12 de julho, a Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), no Centro, recebeu uma calorosa e importante ação de conscientização em relação às pessoas em situação de rua.

Com o objetivo de orientar os moradores sobre os cuidados necessários com a população de rua, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social, realizou uma panfletagem para manter os angrenses informados sobre o tema.

- Estamos fazendo esta mobilização para conscientizar a população sobre a importância de ajudar as pessoas que se encontram nesta situação. Queremos deixar claro que essas pessoas merecem todo o respeito e ajuda – comentou Raidyr Doerl, coordenadora técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).

Durante a ação, os moradores receberam informações sobre diversos assuntos, como os telefones para contato, as funções do CREAS e da abordagem social, as características que definem uma pessoa em situação de rua e qual órgão deve ser acionado para atender essas pessoas, tendo em vista que cada instituição, como SAMU e bombeiros, possui uma área específica para atuação.

- Esta é mais uma ação do governo que visa fomentar e fortalecer as políticas públicas voltadas para as pessoas em situação de rua. Nosso objetivo é fazer com que essas pessoas tenham uma nova vida – destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio.

O município de Angra conta com um Centro de Atenção à População de Rua (CAPR), no Bracuí. O local possui diversas assistências, atividades e ações para melhor atender o morador de rua recém-acolhido.

- Por meio do serviço de abordagem social, identificamos as pessoas que desejam ser acolhidas ou que estão necessitando de qualquer outro serviço oferecido pelo poder público. Antes de ir para o Centro de Atenção, a pessoa passa por uma triagem no CREAS e depois um check-up é realizado em uma unidade de saúde – explicou o secretário executivo de Assistência Social, Heraldo França.

Os moradores demonstraram interesse em aprender ainda mais sobre o tema e destacaram a importância da divulgação destas informações.

- Sempre vemos as pessoas em situação de rua, mas não sabemos como ajudar. Essa ação chega para auxiliar a gente em como auxiliar essas pessoas que passam por necessidades – destacou Conceição Vargas, moradora do Centro.

Telefones para contato:
Abordagem (Whatsapp): (24) 99867-7560
CREAS: (24) 3365-5167
CAPR: (24) 3363-1893