Angra sediou Copa Rio de Futsal de Surdos

Asurj foi campeã ao derrotar a AACS por 5 a 4 em um jogo emocionante e muito acirrado

Domingo, 10/07/2022 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

No final de semana, Angra dos Reis sediou a Copa Rio de Futsal de Surdos. Os jogos foram realizados na manhã e tarde de sábado e domingo, dias 9 e 10, no Ginásio Poliesportivo Getúlio Campos Telles, no Estádio Municipal, Balneário. A copa foi realizada pela Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/ Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, Secretaria de Educação e Secretaria Executiva de Juventude.

– Estamos muito satisfeitos por fazer o evento aqui em Angra dos Reis. Esta é a maior copa que conseguimos organizar, com uma estrutura muito boa, o que não seria possível sem o apoio da Prefeitura. O mais importante é a confraternização, e podermos incentivar a autoestima entre os surdos de Angra e de todo o estado – disse Andrico Moraes Xavier, presidente da Federação Desportiva de Surdos do Rio de Janeiro.

A Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (Asurj) foi a campeã, ao vencer por 5 a 4 a Associação Alvorada Congregadora de Surdos (AACS), em um jogo disputadíssimo. A Associação Xander de Apoio aos Surdos (Axas) ficou em terceiro. As duas primeiras são do município do Rio; a Axas, de Mesquita. A copa também contou com representantes de Campos, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Macaé, Friburgo e da anfitriã Angra, representada pela Associação de Surdos do Município de Angra dos Reis.

Fabiano Oliveira (camisa 10), da Asurj foi eleito o melhor jogador do campeonato; Alex Januzzi (camisa 6) e Amos Alves, ambos da AFS Nova Iguaçu, ganharam o trofeu de artilheiro e melhor goleiro, respectivamente.

As 10 equipes inscritas foram divididas em dois grupos com cinco equipes cada. Os times de cada grupo se enfrentaram no sistema todos contra todos, com os dois primeiros de cada grupo avançando de fase. A fase final do torneio foi dividida em semifinal, disputa do 3º lugar e final.

- É muito importante poder abraçar e promover a inclusão através do esporte. Conseguimos trazer um evento oficial da Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro e que foi um grandes atrativo esportivo para nossa cidade – destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Vítor Simões.

A Secretaria de Saúde de Angra também deu suporte à Copa Rio de Futsal de Surdos, disponibilizando ambulância e profissionais de saúde para eventuais atendimentos.