CRAS Monsuaba recebe revitalização

Unidade tem mais de 6 mil pessoas cadastradas

Sexta-Feira, 06/05/2022 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

Os 6.205 usuários assistidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em Monsuaba passarão a contar com ambiente mais adequado a partir da revitalização da unidade que vem sendo realizada. Os serviços de pintura, renovação de parte da mobília e de equipamentos devem ser concluídos em uma semana.

Com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, a revitalização objetiva garantir aos usuários um espaço mais acolhedor durante os atendimentos. A unidade de Monsuaba foi uma das mais procuradas, em abril, para solicitação de aluguel social, com 69 pedidos atendidos. O CRAS também foi referência nos atendimentos às famílias vítimas das chuvas no início do mês passado.

- Queremos um atendimento cada vez mais acolhedor, em um espaço mais confortável para as famílias que buscam o apoio do poder público – disse o secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Sampaio, explicando que esta é mais uma ação em apoio às famílias vítimas das chuvas.

DEMANDAS

O CRAS Monsuaba é referência nos pedidos de concessão da carteira do idoso, permitindo gratuidade nas viagens em linhas interestaduais – para quem tem mais de 60 anos e com renda de até dois salários mínimos.

SERVIÇOS OFERTADOS PELO CRAS

Atualmente o município de Angra dos Reis possui 8 Unidades de CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, onde são realizados e executados diversos serviços como: atendimento com equipe técnica, atendimento com os Benefícios Eventuais, atendimento do Cadastro Único, PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, reuniões com famílias, informações e encaminhamentos diversos.

Para ter acesso aos atendimentos no CRAS, as famílias precisam estar cadastradas no CadÚnico, ferramenta para identificar e caracterizar famílias de baixa renda. O Cadastro Único contém as seguintes informações: características de residência, identidade de cada pessoa, educação, status de trabalho e renda.

Através dessas informações, a União, estados e municípios, podem implementar políticas assistenciais, como programas para auxiliar essas famílias. Alguns Programas do Cadastro Único: Tarifa Social de Energia, Auxílio Brasil, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

BENEFÍCIOS E PROGRAMAS DO CADÚNICO

Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;

Tarifa Social de Energia Elétrica;

Benefício de Prestação Continuada (BPC);

Programa Minha Casa Minha Vida;

Carteira do Idoso;

Auxílio Brasil;

Telefone Popular;

Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos;

Programas Cisternas;

Água para Todos;

Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);

Bolsa Estiagem;

Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;

Programa Nacional de Reforma Agrária;

Programa Nacional de Crédito Fundiário;

Crédito Instalação;

ENEM;

Serviços Assistenciais;

Programa Brasil Alfabetizado;

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);

Identidade Jovem (ID Jovem);

Carta Social.