Mais de 300 pessoas foram atendidas na ação social realizada pela Prefeitura de Angra, nesta sexta-feira, 8, em Monsuaba. O objetivo foi atender famílias que perderam seus documentos durante o temporal que atingiu a cidade, no último final de semana, com acúmulo histórico de chuvas.
Entre os atendimentos mais requisitados, 270 foram referentes à emissão de segunda via de Carteira de Identidade, expedida gratuitamente pelo DETRAN-RJ.
Jéssica Gomes, de 28 anos, moradora da Ponta Leste, foi uma das que buscaram apoio da Assistência Social no início da manhã. Ela perdeu a carteira com todos os documentos durante as chuvas de domingo quando a casa onde morava ficou coberta de lama.
- Estava muito preocupada por não ter minha identidade. Me sentia sem referência, mas agora estou voltando a recuperar minha vida. Sem contar que não posso pagar por documentação nova, que custa muito caro para quem perdeu completamente tudo – disse ela.
Outro atendimento com grande procura foi o pedido de segunda via de Certidão de Nascimento, serviço ofertado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, através da Secretaria Executiva de Ação Social. Pelo menos 50 pessoas solicitaram o documento.
- A certidão é o documento primordial para dar prosseguimento aos demais, por isso, viemos com nosso sistema pronto para atender a comunidade – ressaltou o defensor público André Bernardes.
DEMAIS SERVIÇOS OFERTADOS EM MONSUABA:
CADÚNICO - Com orientações sobre o Auxílio Brasil
Orientações sobre o Programa Estadual Supera Rio.
DETRAN - Gratuidade e agendamento para RG.
Defensoria Pública - Orientações jurídicas e emissão de segunda via de Carteira de Identidade
A ação social em Monsuaba ocorreu das 9 às 14, na Praça Vereador Carlos Alberto Tavares Carneiro.