As atividades esportivas e culturais ofertadas pelo PROFESP (Programa Forças no Esporte), no Colégio Naval, atenderam 82 crianças e adolescentes da rede municipal de Educação, nesta manhã de terça-feira, 29. A ação conta com parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Assistência Social e estava suspensa há dois anos por conta da pandemia da Covid-19.
Nesta primeira etapa foram beneficiados alunos de quatro localidades: Belém, Nova Angra, Campo Belo e Centro. Demais alunos serão contemplados devendo chegar a 200 inscritos.
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Viviane dos Santos Costa Lopes, da Secretaria de Assistência Social, falou da animação dos alunos com as atividades.
- Eles chegaram com muita disposição e com um sorriso estampado no rosto – disse Viviane, acrescentando os benefícios do programa para os participantes, cuja principal meta é retirar crianças das ruas, além de ofertar, gratuitamente, atividades esportivas, culturais e educativas.
PROFESP
Meninos e meninas com idades entre 7 e 17 anos, que são alunos da rede municipal de Educação e assistidos pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), podem participar do programa que oferta, gratuitamente, atividades de esporte, cultura, lazer e vivências militares.
Os alunos recebem ainda transporte gratuito, refeições, uniformes, instalações e material esportivo para participar das aulas.
Entre as atividades previstas, estão as esportivas coletivas (vôlei, basquete, handebol, futebol, futsal); esportivas individuais (atletismo, tênis, natação, judô); esportivas militares (remo escaler; corrida de orientação); atividades culturais (palestras, oficinas, passeios, reforço pedagógico, filmes, debates); e vivências militares (ordem unida, canções, desfiles).