Estádio Municipal receberá aulas do Programa Empoderadas

No total, 25 vagas serão ofertadas para as mulheres do município

Segunda-Feira, 14/03/2022 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

O Estádio Municipal, que já é palco de diversas práticas esportivas que auxiliam na saúde e bem-estar dos moradores do município, agora também será um polo do Programa Empoderadas, que é realizado por meio de uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com a Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, por meio da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer de Angra dos Reis.
O Programa Empoderadas conta com mais de 60 polos em todo o Rio de Janeiro, sendo que dois deles são em Angra dos Reis. O município conta com aulas de defesa pessoal para mulheres na UPP do Frade e na Sede da 1º Companhia da Polícia Militar. Nesta segunda-feira (14), começam as inscrições para o mais novo polo da cidade a receber o programa, o Estádio Municipal. Para se inscrever, a interessada deve ir até o Estádio com o seu CPF, RG e comprovante de residência e preencher uma ficha. No total, serão disponibilizadas 25 vagas para mulheres com idade mínima de 14 anos. As aulas serão realizadas às quartas-feiras, às 17h30.
- Essa parceria da Prefeitura de Angra com o Programa Empoderas do Governo do Estado é de suma importância para divulgação e desenvolvimento de políticas públicas no enfrentamento da violência contra a mulher. Nosso objetivo é focar principalmente na prevenção. Realizar o anúncio da criação de mais um polo no município justamente no mês da mulher é de extrema importância para conscientização e divulgação destas políticas públicas – declarou o Secretário de Esportes.
O Programa Empoderadas tem como objetivo principal o ensino e incentivo da autodefesa feminina, abordando técnicas especiais para a proteção e prevenção da agressão, visando resgatar a dignidade, direitos humanos e autoestima da mulher.
As participantes do Empoderas, além de aprenderem a utilizar a disciplina e o comprometimento, recebem treinamentos oferecidos por profissionais que são coordenados e capacitados por sua fundadora, visando a aprendizagem de técnicas preventivas de defesa e proteção pessoal.
- O programa é de extrema importância para o município de Angra dos Reis, tendo em vista que o projeto visa combater a violência contra as mulheres e a maior parte da população de angra é feminina. Além de ensinar técnicas de autodefesa, ensinaremos para as nossas alunas a reconhecer qualquer tipo de violência, seja ela psicológica, moral, patrimonial e financeira – destacou a Coordenadora de Angra dos Reis e professora do projeto, Vitória Andrade.