Pelo menos 8 mil famílias do programa Auxílio Brasil, do governo federal, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), devem procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para atualização de cadastro, até a próxima sexta-feira, dia 11. A lista com os nomes dos beneficiados que precisam atender ao chamado do governo federal está fixada nas unidades do Cras. Quem deixar de comparecer terá o pagamento do auxílio suspenso.
Segundo a coordenadora do programa, as famílias listadas apresentam inconsistência nos cadastros por não terem atualizado o sistema e, caso estejam dentro dos critérios do governo federal, após a checagem de dados, continuarão a receber os benefícios do governo federal.
Mariana lembrou que as atualizações devem ser feitas regularmente, há cada dois anos, e devido à pandemia da Covid-19, algumas famílias deixaram de comparecer ao Cras para a atualização do cadastro, o que gerou as inconsistências nas informações.
- O sistema precisa estar atualizado sobre qualquer tipo de mudança, como troca de endereço, telefone de contato, modificações na constituição da família do beneficiado, como nascimento, morte, casamento, separação, adoção – ressaltou.
Casos de recebimento de benefícios do INSS e registros na carteira de trabalho também devem ser comunicado ao governo federal, através do Cras.
DOCUMENTOS E LISTA
Para obter informações sobre os nomes constantes na lista de inconsistência do governo federal, basta que o beneficiado do Auxilio Brasil ligue ou compareça a unidade do Cras, onde está inscrito. A listagem também está disponível nos site da prefeitura.
Para a atualização do sistema é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, de todos os maiores de 18 anos; além de certidão de nascimento, conta de luz e comprovante de renda. É importante apresentar documentos originais de todos os moradores da residência.
As unidades do Cras funcionam das 8h às 17 horas, sendo que na próxima sexta-feira, dia 11, para os casos específicos de atualização do sistema do Auxilio Brasil, os atendimentos às famílias selecionadas pelo governo federal também serão realizados na Central do CadÚnico, na praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/nº - São Bento, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17horas.
AUXÍLIO BRASIL
O Auxílio Brasil é um programa social de transferência direta e indireta de renda destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.
O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania, que é responsável por gerenciar os benefícios do Programa e o envio de recursos para pagamento.