Nesta sexta-feira, dia 18, foi a vez de Angra dos Reis receber o Ônibus Lilás, um programa do governo do Estado, realizado em parceria com a prefeitura, com foco na população feminina vítima de violência.
O Cras Móvel, o CadÚnico, o Supera RJ, a Fundação Leão XIII, Secretaria de Saúde, Hemonúcleo e outras instituições também prestaram atendimentos à população em geral. No total, foram 315 isenções de taxa para emissão de documentos, 20 inscrições para curso de qualificação, mais de 60 atendimentos para esclarecimentos sobre os serviços prestados no município e cinco encaminhamentos de casos de violência doméstica contra a mulher.
Um dos principais objetivos do programa é a redução da violência contra as mulheres, com oferta de informações, oportunidades e serviços especializados, com atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de vulnerabilidade, em função da violência de gênero.
No seu bagageiro, o Ônibus Lilás trouxe atendimento social, testagem de sangue para doenças DST/Aids e hepatite, estética capilar para melhorar a autoestima dos moradores, qualificação profissional para mulheres vítimas de violência, além de atendimento psicológico, orientação jurídica e concessão da gratuidade para emissão de documentos e orientação para doação de sangue.
Quem foi em busca de atendimento saiu satisfeito, como a dona Nívea do Carmo, que, desempregada, conseguiu a gratuidade para a emissão da segunda via do documento de identidade.
- Muito bom esse trabalho. Sem dinheiro para pagar a taxa, agora posso tirar meu documento – disse.
Outra moradora que teve dificuldades para tirar a identidade da filha foi a dona Nilza Lopes.
- A pandemia dificultou tudo. Não pude tirar o documento dela, agora aproveitamos o ônibus e estamos aqui – contou.
O secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania afirmou estar feliz com o resultado do programa.
- Ficamos muito felizes com a presença do Ônibus Lilás na nossa cidade. Esse trabalho é fundamental para garantirmos que as políticas públicas cheguem até as mulheres, vítimas ou não de violência doméstica, de uma forma acolhedora. Nossa gestão está focada em cuidar das pessoas, como foi feito no dia de hoje – frisou o secretário.
A subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres elogiou Angra por aderir ao programa e pelo serviço que vem desenvolvendo no combate à violência contra a mulher.
A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Angra, via Coordenação da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social, da Subsecretaria de Política para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da deputada estadual Dra. Célia Jordão.