A próxima sexta-feira (18) será especial para as mulheres do município. O Ônibus Lilás vai estar estacionado na Estação Santa Luzia, em frente à Casa do Artesão, das 10h às 15h, oferecendo para elas atendimento psicossocial, orientação jurídica e concessão de gratuidade para a emissão de documentos.
O Cras Móvel, o CadÚnico, o Supera RJ, a Fundação Leão XIII e outras instituições também estarão presentes na ação, oferecendo seus serviços ao público em geral.
A programação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Angra, por meio da Coordenação da Mulher da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social, e a Subsecretaria de Política para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro.
Esta ação tem o objetivo de contribuir com a redução da violência contra as mulheres com oferta de informações, oportunidades e serviços especializados, com atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de vulnerabilidade, em função da violência de gênero.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, a vinda Ônibus Lilás para Angra é mais um fruto da parceria entre o município e o Estado, viabilizada pelo trabalho do prefeito, do secretário de Governo e a deputada Estadual e primeira-dama do município.
- A presença do Ônibus Lilás na nossa cidade é fundamental para garantirmos que as políticas públicas cheguem até as mulheres, vítimas ou não de violência doméstica, de uma forma acolhedora. Além disso, outros serviços serão prestados para a população, como isenção nas taxas para a retirada de 2ª via de documentos, entre outros. Nossa gestão está focada em cuidar das pessoas – frisou o secretário.