A Prefeitura de Angra promoveu nessa sexta-feira (1º de outubro), no Centro de Estudos Ambientais (CEA), o 1º Encontro da Central de Intérpretes de Libras (CIL) de Angra dos Reis com a Comunidade Surda. O evento foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social, por meio da Coordenação Técnica da Pessoa com Deficiência e da Central de Intérpretes de Libras.
A abertura foi feita pelo secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, o secretário-executivo de Assistência Social e por deputada estadual. O encontro debateu desafios e oportunidades para surdos e familiares e a promoção da inclusão e do potencial da comunidade surda.
Dentre os palestrantes, o pastor Carlos Eduardo, referência para toda a comunidade surda e, ele próprio também surdo, que falou sobre engajamento dos surdos no mercado de trabalho e a importância do desenvolvimento pessoal. O ator e professor de Libras Gabriel Lelis, mestrando do Instituto Nacional de Educação de Surdos, fez uma parte de entretenimento com os participantes. O evento também teve a participação do psicólogo André Luiz, da Escola Municipal de Educação de Surdos (Emes), que tratou da parte comportamental entre o surdo e a comunidade ouvinte, especialmente familiares.
A data foi escolhida em alusão ao dia Nacional dos Surdos (dia 26 de setembro). O encontro seguiu os protocolos sanitários de prevenção da covid-19, incluindo a necessidade de inscrição prévia para os participantes.