O Cras Móvel da Prefeitura de Angra realizou mais um importante atendimento na última semana. Na quinta-feira (22), a aldeia indígena do Bracuí recebeu os serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social por meio do projeto.
– A presença do Cras Móvel na aldeia Sapukai promove a concretização dos direitos sociais e contribui para a superação da invisibilidade e a preservação de nossas memórias culturais – avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
A equipe do Cras Móvel realizou mais de cem atendimentos no local, para cartão-alimentação, cadastro no CadÚnico, dentre outros serviços. O objetivo do projeto é ampliar os atendimentos da pasta de serviço social da prefeitura. Por meio de um veículo do tipo minibus, a equipe técnica da área leva serviços para moradores de locais de difícil acesso.
– O trabalho social do Cras Móvel na aldeia busca somar à elevação da autocompreensão e autoestima das famílias locais, ao sentimento de pertencimento ao território e à coletividade indígena, resgatando ou reforçando a condição de sujeitos de sua própria história – acrescenta o secretário.
O Cras Móvel fez mais de 500 atendimentos em seu primeiro mês de atuação. Os números expressivos e o sucesso do programa foram celebrados por toda a equipe responsável e o serviço recém-criado tornou-se referência estadual no setor de ação social.
Os serviços oferecidos pela equipe técnica incluem atendimento do Cadastro Único, encaminhamentos diversos para serviços públicos, orientações e cadastramentos para recebimentos de benefícios socioassistenciais eventuais, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ações na área da segurança alimentar e nutricional etc.
O projeto visa ainda fortalecer a interface com as demais políticas públicas, como saúde, educação, pesca, esporte, cultura, e estreitar vínculos com entidades da sociedade civil e associações de moradores locais. Além do Cras Móvel, a Prefeitura de Angra possui oito unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras): Centro, Nova Angra, Campo Belo, Belém, Bracuí, Frade, Parque Mambucaba e Monsuaba.