Atendimento em Libras nos Cras e Creas

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social concluíram capacitação na língua de sinais

Sexta-Feira, 02/07/2021 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social receberam, na tarde de quinta-feira (1º), o certificado de conclusão da Oficina de Libras. A capacitação começou em fevereiro e contou ao todo com 34 horas/aula. Agora os equipamentos da secretaria (Cras, Creas, Casa Abrigo, CAPR e Bolsa Família) poderão oferecer um melhor atendimento para o público surdo de Angra dos Reis.

- A acessibilidade é direito de todos em suas dimensões. Nosso objetivo é ofertar um atendimento de qualidade, igualitário e eficiente à pessoa surda. É muito mais do que compreender sua cultura, falar a sua língua e permitir-lhe o acesso a informação, é respeitá-lo enquanto um cidadão de direitos – frisou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

A professora que ministrou as aulas na oficina destacou que os alunos perceberam a importância do domínio básico da língua de sinais e a responsabilidade pessoal de se tornar um multiplicador nos instrumentos de atendimento público da prefeitura.

Além de contar com profissionais que tenham conhecimento básico de Libras nos equipamentos públicos, os munícipes também podem requerer os serviços da Central de Intérprete, que funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e os números de são: (24) 3365-4406 | (24) 99304-9798 (whatsapp).