Os moradores da Sapinhatuba 1 receberam, nesta terça-feira (22), o Cras Móvel, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social que leva em um veículo, tipo minibus, a equipe técnica da área social até as comunidades de acesso mais remoto.
Durante toda a manhã, a população teve acesso ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), benefícios socioassistenciais e às diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Cras Móvel ainda permitiu o atendimento do Cadastro Único, ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional. Devido ao mau tempo, os atendimentos aconteceram na Escola Municipal Antônio Joaquim de Oliveira.
Para evitar aglomerações e respeitar todas as normas sanitárias de combate à covid-19, um pré-agendamento foi realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, e a associação de moradores local. Quem chegou por demanda livre também foi acolhido.
Uma das moradoras atendidas foi a dona de casa Maria Aparecida de Matos Cachoeira, de 53 anos, que mora no bairro há 35 anos.
- Achei muito boa essa iniciativa. Agora, muitas pessoas como eu, que moram onde não tem Cras, vão poder ser atendidas perto das suas casas – avaliou.
O Cras Móvel foi lançado pela Prefeitura de Angra na última sexta-feira (18) e prevê o aumento de 40% do número de atendimentos já realizados pelos oito Cras existentes (Centro, Nova Angra, Campo Belo, Belém, Bracuí, Frade, Parque Mambucaba e Monsuaba).
- O projeto visa facilitar a vida de pessoas que estão em vulnerabilidade e precisam de atendimento e muitas vezes não têm condições de buscar os serviços, sobretudo em tempo de pandemia. Com o Cras Móvel, vamos garantir a proteção social básica. Nossa gestão está focada em cuidar das pessoas – explicou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
Os próximos bairros a receberem o Cras Móvel são Jacuecanga, na próxima sexta-feira, dia 25, e a Serra D’Água, na terça-feira que vem, dia 29.