Desde abril os Surdos e Surdocegos de Angra dos Reis podem contar com a Central de Intérprete de Libras e Guia Intérprete, um serviço gratuito, que tem o objetivo de proporcionar a eles acesso aos serviços oferecidos pelo poder público.
Essa Central, que funciona na Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, está com telefones novos para agendamento. O fixo é 3365-4406 e o celular para videoconferência é o 99304-9798. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e o atendimento deve ser requerido com uma semana de antecedência.
Duas intérpretes de libras poderão auxiliar os Surdos e Surdocegos em suas dúvidas quanto ao acesso aos serviços socioassistenciais, e acompanhá-los a uma consulta médica, audiência jurídica, a uma ida ao INSS ou Receita Federal, por exemplo.
De abril até julho, já ocorreram 26 atendimentos remotos e 10 presenciais.