Central de Intérprete e Guia Intérprete de Libras em Angra

Serviço começará a funcionar na próxima semana e vai atender a Surdos e Surdocegos do município

Sexta-Feira, 17/04/2020 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

A partir da próxima quinta-feira (23) os cerca de 200 Surdos e Surdocegos de Angra dos Reis poderão contar com a Central de Intérprete de Libras e Guia Intérprete, um serviço gratuito, que tem o objetivo de proporcionar a eles acesso aos serviços oferecidos pelo poder público.
Duas intérpretes de libras poderão auxiliá-los em suas dúvidas quanto ao acesso aos serviços socioassistenciais, e acompanhá-los a uma consulta médica, audiência jurídica, a uma ida ao INSS ou Receita Federal, por exemplo.
A Central vai funcionar na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Para requisitar o serviço de Guia Intérprete o interessado deve entrar em contato com a Central para agendar o atendimento pelo telefone 0800-0238505. O atendimento deve ser requerido com uma semana de antecedência.
Além do serviço presencial, a Central vai disponibilizar ainda atendimento por chamada de vídeo, por meio do número 24 99984.2856 , que também funcionará como whatsapp. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, com exceção de feriado, das 8h30 às 17h.
- Essa ideia surgiu de uma conversa informal com a Edília, da Apadev. Conversando, veio o assunto e eu falei que iria implantar esse serviço em Angra. Como tinha concurso em vigor, solicitei as intérpretes. Estávamos só aguardando questões de logística para a Central funcionar. Esperamos com o nosso trabalho oferecer mais acessibilidade aos Surdos e Surdocegos de Angra dos Reis e, assim, contribuir para a inserção deles na sociedade – explicou a Secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.