Festa de fim de ano do Capsi

Unidade, voltada para a saúde mental infantil, organizou uma confraternização com crianças, familiares e funcionários

Quarta-Feira, 11/12/2019 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) realizou nesta quarta-feira (11) uma festa de final de ano para a confraternização das crianças atendidas e seus familiares. A unidade, localizada no bairro Balneário, é gerida pela Prefeitura de Angra dos Reis e atende crianças e adolescentes até os 18 anos com transtornos mentais graves.

O dia foi de festa, animação e integração entre os pequenos, seus familiares e funcionários da unidade. A programação contou com pula-pula, piscina de bolinhas, pintura de rosto, karaokê, pingue-pongue, totó, jogos de tabuleiro e lanches. Os animadores fizeram muitas brincadeiras com a criançada, que se divertiu bastante.

– Além de proporcionar momentos de alegria, a confraternização do Capsi busca estimular as crianças a preencherem os espaços aos quais têm direito nas festividades, além de incentivar a relação dos pais com essas crianças, já que a família também é convidada a participar. É uma forma também de estimular a integração entre as famílias e a sociedade – disse a assistente do Capsi e arteterapeuta.

O Capsi atende crianças de todo o município e, para isso, conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, assistente social, pediatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, educador físico e arteterapeuta.

– O atendimento é focado no indivíduo, no caso, a criança. Todos os profissionais lidam com a criança e dão seu ponto de vista. A partir disso se constrói o que chamamos de “projeto terapêutico singular”, conforme as necessidades de cada uma delas – explicou a arteterapeuta.

O telefone do Capsi é (24) 3365-5647. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto às quartas-feiras, que é das 8h às 12h (as tardes de quarta são dedicadas às reuniões de equipe). São três centros de atenção psicossocial em Angra, geridos pela prefeitura. Além do Capsi, há também o Caps 2, voltado para adultos; e o Caps-AD, para usuários de álcool e drogas.