Menino Imperador reina na cidade até domingo

Parte cultural da Festa do Divino vai durar três dias, com apresentações musicais e danças folclóricas. Menino Imperador chegou hoje ao Cais de Santa

Sexta-Feira, 07/06/2019 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

O Menino Imperador, Kauã Silva, de 11 anos, junto com seu séquito, foi recepcionado com música no Cais de Santa Luzia, na manhã desta sexta-feira (7), dando início aos festejos culturais da Festa do Divino Espírito Santo, uma das mais expressivas manifestações culturais da cidade de Angra dos Reis.
- A Festa de Pentecoste é o envio do Espírito Santo sobre a igreja. Jesus retorna para junto de Deus, mas envia o Espírito Santo sobre os apóstolos para que eles continuem a missão e isso vai se renovando a cada ano, de modo que hoje somos nós que recebemos o Espírito Santo para continuar a missão cristã. Ou seja, a festa do Divino Espírito Santo significa se fortalecer em Deus para juntos viver aqui na terra um projeto cristão – explicou o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Como manda a tradição, o Menino Imperador chegou de barco à Estação Santa Luzia, no Centro, e foi recepcionado pelo prefeito.
- Me sinto muito satisfeito em estar mais um ano aqui participando desta festa junto com tantas pessoas queridas. Entreguei a chave da cidade para o Menino Imperador, que agora é o dono de Angra dos Reis – brincou o prefeito.
Foi só o Menino Imperador desembarcar para o clima festivo tomar conta da cidade. Ao som da Banda Jardim Sarmento e da Folia de Reis Luz Divina, tendo a companhia de componentes das danças folclóricas e de diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania; a secretária-executiva de Cultura e Patrimônio, e a presidente da Comissão da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Kauã Silva seguiu para a delegacia, onde, simbolicamente, promoveu a soltura de um preso, representado por um ator.
Em seguida, o menino Imperador e seu séquito desfilaram pelas principais ruas da cidade e foram almoçar com a comunidade no Convento do Carmo.
- Pra mim está sendo uma experiência muito incrível e legal ser o Menino Imperador de Angra dos Reis, vou ter muitos compromissos. Se eu tivesse o poder de um imperador de verdade, lutaria para que Angra tivesse muita paz – destacou o Menino Imperador, Kauã Silva, morador do Morro do Carmo.

A Festa continua até domingo

Mas a festa não terminou por aí. De hoje (7) até domingo (9), haverá apresentação das danças folclóricas (Coquinhos, Jardineiro e Lanceiros, Velhos e Marujos) e shows musicais, no Império, que está montado no Cais de Santa Luzia.
- A Festa do Divino é uma comemoração tradicional e todos os anos temos como objetivo maior manter viva a tradição, inclusive das danças folclóricas, com a participação espontânea dos dançarinos. É uma festa bonita, rica em detalhes que precisa continuar – frisou a secretária-executiva de Cultura e Patrimônio.
A parte religiosa da Festa do Divino teve início no dia 31 de maio, com a saída das bandeiras do divino da casa dos festeiros, seguida da celebração de uma missa na Igreja Matriz. Esta programação ocorreu até quinta-feira (6), com a saída da bandeira festiva da residência de um devoto.
A organização da festa é da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.

Café da manhã

A programação festiva da Festa do Divino em Angra hoje cedo. O Menino Imperador acordou bem cedo e às 7h recepcionou seus convidados, na Igreja Profeta Santo Elias, no Morro do Carmo, para um café da manhã comunitário. A secretária de Cultura, o pároco e os festeiros foram prestigiar o Menino Imperador.

Programação da Festa do Divino

07/06 – sexta-feira
18h30 – Procissão das bandeiras saindo da casa dos festeiros, juntamente com a banda de música e folia do divino
19h – Missa e coroação do Imperador
20h – Banda Kulha e apresentação de danças folclóricas (Coquinhos, Jardineiro e Lanceiros), no Cais de Santa Luzia

08/06 – sábado
10h – Celebração das crianças com o imperador, na Igreja Matriz
18h30 – Procissão das bandeiras (festeiros)
19h – Missa na Igreja Matriz
20h – Banda Zampaglione e apresentação de bandas folclóricas (Coquinhos, Velhos e Marujos), no Cais de Santa Luzia

09/06 – domingo (Pentecostes)
6h – Alvorada festiva e amanhecer no Espírito Santo com a santa missa e café comunitário
9h30 – Procissão das bandeiras
10h – Missa solene na Igreja Matriz
16h – Missa festiva na Igreja Matriz
17h – Procissão do Divino Espírito Santo. Logo após, troca de coroa do divino pelo chapéu do Imperador
20h – Apresentação de danças folclóricas (Coquinhos, Jardineiras, Velhos, Lanceiros e Marujo), no Cais de Santa Luzia