A Casa Larangeiras recebeu na tarde dessa quarta-feira (24) uma programação, organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania (Coordenação Técnica da Juventude e Pessoa Deficiente), que marcou o Dia Internacional do Jovem Trabalhador.
Alunos do Colégio Estadua Dr. Arthur Vargas (Ceav) participaram das atividades, que contaram com a participação dos secretários de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Desenvolvimento Econômico.
- É muito bom estar com essa juventude bonita do Ceav, que já foi a minha escola. Esta data é mais para refletir do que para comemorar. Temos no país mais de 13 milhões de desempregados e quem mais sofre com isso, historicamente, é o jovem. Estamos aqui hoje agregando valor – destacou a secretária.
Ainda em relação ao primeiro emprego, a secretária informou que, no próximo mês, a Prefeitura vai contratar mais 200 estagiários, de nível médio e superior.
- Recuperamos o programa de estágio no município e atualmente contamos com 220 estagiários. A partir do próximo mês, este número passará para 420. O governo tem trabalhado pelos jovens e o que desejamos a eles é uma vida de sucesso. Para isso estamos ao seu lado – destacou.
A primeira palestra da tarde foi conduzida pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, que apresentou aos jovens o Banco de Talentos e o Parque Tecnológico, dois projetos que serão lançados em breve pela Prefeitura de Angra.
- Angra perdeu nos últimos anos 11 mil empregos do Brasfels e 4.500 das obras de Angra 3. Isto quebrou a cidade, que possui 180 mil habitantes. Os nossos empregos demoraram 30 anos para serem construídos e isso não pode ser revertido de uma hora para a outra. Nossa tarefa está sendo reativar a economia de hoje pensando no futuro – explicou.
A equipe do Acessuas Trabalho também apresentou aos jovens o trabalho desenvolvido na cidade. O programa, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, em parceria com o Governo Federal, funciona como um curso prático dividido em oito partes: Estilo de Vida e Comportamento Profissional; Conhecimentos, Habilidades e Atitudes; Como Elaborar um Currículo; Entrevista de Emprego e Dinâmica; Construindo o Plano de Carreira; O Mundo do Empreendedorismo; Direitos e Deveres do Trabalhador e Mapa de Oportunidades. Além das oficinas, os alunos participam de visitas guiadas em empresas parceiras do programa para conhecer e entender como funcionam as rotinas de trabalho, como aconteceu recentemente na Viação Senhor do Bonfim. O público prioritário são pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade entre 16 e 59 anos, com prioridade para usuários dos serviços e programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais.
A tarde que marcou o Dia Internacional do Jovem Trabalhador ainda contou com uma palestra com a psicóloga Mercedes Cruz sobre orientação vocacional.