Quase 200 jovens participaram, nesta terça-feira (28), no salão superior da Casa Larangeiras, do Capacita Jovem, evento realizado em dois turnos pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania (Secretaria Executiva de Assistência Social), via Coordenação Técnica da Juventude e Pessoa Deficiente, em comemoração aos Dias do Estudante (11 de agosto) e do Estagiário (18 de agosto).
O público, formado por estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), alunos do município, estagiários e demais jovens interessados, pode conferir palestras sobre a inserção no mercado de trabalho com a equipe do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), na qual foram abordados temas como elaboração de currículo e comportamento numa entrevista de emprego. Além disso, o grupo teatral Motirô encenou a peça “Dia da Profissional”, ressaltando a importância da educação. Os jovens ainda acompanharam uma palestra sobre orientação vocacional com a psicóloga Mercedes Cruz da Silva, da Defesa Civil municipal.
Segundo a Secretária Executiva de Assistência Social, o objetivo do evento foi criar oportunidades para a juventude.
- Conhecemos as dificuldades que os jovens enfrentam para entrar no mercado de trabalho. Este foi um primeiro passo para capacitá-los, os demais eles é que darão. Espero que estes jovens continuem avançando – destacou a secretária.
Para a coordenadora técnica da Juventude e Pessoa com Deficiência, a programação, que reuniu 187 jovens, foi muito positiva.
- Este foi o primeiro evento que realizamos em comemoração aos Dias do Estudante e do Estagiário para capacitar os jovens de nossa cidade. Nosso grande objetivo foi capacitar os jovens e despertar suas habilidades, para que eles se enquadrem no mercado de trabalho – explicou.
Dezenas de alunos presentes eram da Escola Municipal Francisco Pereira Rocha, no Morro da Cruz. Acompanhados de um professor de História, eles puderam aproveitar os novos conhecimentos.
- Esse é um evento muito importante para a juventude, pois apresenta possibilidades de uma carreira independente da criminalidade, que bate à porta da casa desses meninos e meninas todos os dias. É uma janela para eles vislumbrarem um futuro melhor – acredita o professor.
O sonho do aluno do 8º ano, Isaac Costa dos Santos, da escola do Morro da Cruz, é ser policial para ajudar a livrar a sociedade deste mal da violência. Ele aproveitou todas as palestras e informações que recebeu no Capacita Jovem.
- Fiquei muito feliz de poder participar deste encontro. Foi muito importante saber como funciona o mercado de trabalho e como posso me preparar para ele – finalizou o aluno, que assim como os outros participantes recebeu um certificado de participação ao final do evento.
Capacita Jovem reúne estudantes e estagiários
Público participou de palestras e orientação vocacional, na Casa Larangeiras