Não faltou animação, charme e simpatia nas 16 candidatas que participaram do desfile Beleza da Mulher da 3ª Idade, ocorrido na tarde desta quinta-feira (29), na Casa Larangeiras, no evento que marcou o encerramento da programação do Mês da Mulher, realizada pela secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
Foi uma tarde de alegria e descontração. A abertura do evento ficou por conta do grupo de dança Arte Fénix, que fez uma apresentação, empolgando a plateia, que em seguida recebeu as modelos com muitos aplausos e gritos de “poderosas”.
O grupo de jurados foi formado por uma empresária, pela procuradora do município, pela Miss Angra 2017, uma representante da secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, o colunista social e presidente do Conselho Municipal de Cultura e o diretor do jornal ETN.
Esse grupo elegeu como Rainha da 3ª idade, Elizabeth Maria, do Parque Mambucaba. A Princesa eleita foi Augusta, também do Parque Mambucaba, e a Miss Simpatia foi a representante do Centro, Carmem.
Todas as 16 candidatas fazem parte dos grupos de convivência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), mantidos pela prefeitura em sete bairros.
Antes de o desfile começar, a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania fez uma avaliação de toda a programação desenvolvida ao longo deste mês.
- O mês de março foi marcado por diversas atividades, mas também foi um ano que diversificamos bastante os temas e priorizamos, junto aos Cras, assuntos como o empreendedorismo, com palestras que foram ministradas pela nossa equipe de Acessuas Trabalho. Também trabalhamos a questão da autoestima e, para isso, convidamos uma equipe para promover workshop de automaquiagem. Hoje estamos encerrando todas as atividades com esse desfile da terceira idade que foi muito aguardado e é uma alegria para elas – afirmou a secretária.
Palestras, jantar e caminhadas
Ao longo do mês de março, diversas atividades enaltecendo as mulheres foram realizadas. A abertura da programação oficial foi no dia 09, no Teatro Municipal, quando 33 personalidades femininas foram premiadas por suas atuações e empenhos em suas atividades profissionais.
Houve espaço também para palestras. Usuários dos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pela cidade receberam dicas de empreendedorismo. No dia 22, foi a vez de um jantar especial, reunindo dezenas de mulheres, no Iate Clube Aquidabã. A programação prosseguiu no dia 24 com uma caminhada que terminou com a realização de exercícios físicos, na Praia do Anil.
A violência contra a mulher foi lembrada durante uma caminhada no dia 28, quando foram distribuídos folhetos com informações para que esses atos sejam denunciados.