O auditório do Colégio Estadual Doutor Artur Vargas – CEAV - , ontem (28) à noite, virou palco do lançamento da campanha “Amigo da Criança e do Adolescente”, que tem como objetivo divulgar e promover a doação de parte do imposto de renda para apoiar projetos sociais de instituições não governamentais cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e projetos governamentais também. A doação é feita para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e não representa gastos para o contribuinte doador.
Pessoas físicas ou jurídicas podem doar tanto no ato da declaração do Imposto de Renda deste ano, quanto durante 2018 para deduzir em 2019. Além dos representantes de todas as instituições ligadas ao CMDCA, a equipe da Secretaria fez uma explicação detalhada de como doar e quem pode doar. O grupo também distribuiu folder, cartaz e uma cartilha com o passo a passo de como executar a ação. O material estará à disposição na Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, organizadora da Campanha, e nas sedes das entidades cadastradas no CMDCA. Além disso, ficará disponível para download no site da prefeitura (angra.rj.gov.br).
Pessoas físicas podem doar de duas formas:
1) Até o limite de 6% do imposto apurado na Declaração de Ajuste Anual a ser deduzido no ano seguinte.
2) Até o limite de 3% diretamente no momento da declaração do Imposto Devido, ou seja, já pode doar na declaração deste ano, que é referente ao exercício de 2017.
Pessoas jurídicas também podem participar da campanha. Neste caso, existe apenas uma forma de doação: até o limite de 1%, mas apenas as tributadas pelo lucro real. É importante frisar que para conseguir chegar até a opção de escolha da entidade a ser beneficiada com a doação no programa do IRRF, a declaração tem de ser completa e não a simplificada.
- Acho que temos uma plateia de qualidade que, com certeza veio saber como pode contribuir com a nossa sociedade. Essa é uma grande oportunidade de angariarmos fundo e colaborar com projetos sociais importantes para as crianças e os adolescentes e o que é melhor: não onera o contribuinte em nada, pois destina um percentual do recurso já “abocanhado” pelo “Leão” - declarou a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
Participou da mesa de trabalho, além da Secretária de Desenvolvimento Social, uma vereadora do município; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o superintendente de Segurança Pública, o representante do Conselho Regional de Contabilidade. No auditório também estavam presentes o secretário de Saúde e representantes da Apadeu – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais; da Associação IMÃ – Instituto Mãos no Arado; Associação Pestalozzi de Angra dos Reis; 39º Grupo Escoteiro do Mar – Peniel; Associação Beneficente das Mulheres Determinadas e Amigos do Brasil; Centro de Integração Empresa Escola do Sul Fluminense – CIEE e a Fundação Espírita Bezerra de Menezes, que são as sete entidades cadastradas no CMDCA.
Doe parte do seu IRRF para crianças e adolescentes
Doação pode ser feita já no ato da declaração ou durante o ano vigente para ser deduzido na declaração do imposto de renda do ano seguinte