Bombeiros Mirins se formam
96 crianças e jovens assistidos pelos CRAS da cidade participaram, por três meses, do programa Bombeiro Mirim
Ontem (30) a sede do 10º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) esteve em festa. É que foi realizada a formatura dos 96 alunos que participaram do projeto Bombeiro Mirim, uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, e da Secretaria Executiva de Assistência Social, e o 10º GBM. A equipe premiou os três alunos que mais se destacaram durante os três meses de atividades com medalha.
Além da festa, com direito a cachorro quente, refrigerante e bolo, um grupo de alunos chegou no carro de bombeiros e simulou o atendimento a um acidentado (boneco), demonstrando aos presentes que aprenderam as lições direitinho. Todos os alunos receberam certificado de participação. Os alunos em destaque foram os mais assíduos e mais disciplinados. Foram seis premiados, três da parte da manhã (Júlia Barbosa Filadelfo, 1ª colocada; Evelyn Pereira de Araujo Baiense (2ª) e Carlos Miguel Araújo de Carvalho (3º) e três da turma da parte da tarde: Yasmmin Guimarães Linhares em primeiro, Luiz Antonio Felizbino, segundo e Pedro Henrique Machado Costa, terceiro lugar.
O projeto, que tem como objetivo a busca de formação de líderes, faz parte das atividades desenvolvidas pelo setor de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido por uma equipe técnica (um assistente social e um psicólogo) em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Para o próximo ano, a coordenação do 10º GBM já adiantou que tem interesse em dar prosseguimento ao programa, contemplado CRAS de outros bairros da cidade.
Além das atividades relacionadas às atribuições de um bombeiro, as crianças recebem ainda benefícios como lanche, uniforme e apostila. Angra dos Reis é a única cidade do estado que tem o projeto Bombeiro Mirim sendo executado.