No próximo dia 30, às 18h30min, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e o 10º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) estarão formando os 100 alunos da primeira turma do Projeto Bombeiro Mirim, que iniciou em maio deste ano com crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos de idade. O objetivo desta atividade é preparar o aluno para o enfrentamento de situações de emergência, provocando mudanças comportamentais nas áreas ambientais, sociais e de defesa civil e com isso valorizando a vida.
As crianças e adolescentes que participaram do projeto foram acompanhadas e participaram efetivamente das ações no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, do bairro Monsuaba. Durante três meses de execução do projeto no CRAS Monsuaba, foram desenvolvidas atividades práticas e teóricas, palestras informativas, atividades recreativas, visitas orientadas no Batalhão e reunião com famílias sobre os temas: prevenção e combate a incêndio e salvamento, defesa civil, civismo e cidadania, noções de saúde, higiene, doenças sexualmente transmissíveis e drogadição, meio ambiente e educação no trânsito. As crianças receberam como benefícios lanche, uniforme e apostila, além de terem sido orientadas e acompanhadas por profissionais especializados.
O grupo continuará se reunindo uma vez que os alunos fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, realizados no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. Vale ressaltar que Angra dos Reis foi a única cidade do Estado do Rio de Janeiro que teve o projeto Bombeiro Mirim sendo executado. Isto se deve a uma parceria entre PMAR e 10º Grupamento do Bombeiro Militar do Estado do RJ. Os demais CRAS de nossa cidade serão contemplados futuramente.
Alunos do Bombeiro Mirim se formam no próximo dia 30
O programa foi desenvolvido para os alunos assistidos no CRAS da Monsuaba e dos demais bairros também serão contemplados em breve