XI Conferência de Assistência Social elege delegados

Oito delegados levarão para as conferências Estadual e Federal, as propostas discutidas durante o evento

Quinta-Feira, 27/07/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

Na quarta feira (26) aconteceu no Colégio Naval, a XI Conferência Municipal da Assistência Social com o tema “Direitos e Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-prefeito, Manuel Cruz Parente; do secretário Executivo da Assistência Social, Munir Francisco; do presidente da Câmara de Vereadores, Jose Augusto Araújo Vieira e da presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Andreza Correa. O evento também teve a participação de índios da Aldeia Indígena do Bracuí, entidades socioassistenciais, trabalhadores do SUAS, usuários da política da assistência e representantes dos conselhos.
Antes desta Conferência, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania já havia realizado duas pré-conferencias nos sete Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) da cidade nos meses de maio e junho, que contribuíram com várias propostas para esta conferência. A palestrante, doutora em serviço social, Heloisa Mesquita, abordou o tema central dando possibilidades de reflexões e questionamentos acerca do assunto.
Na parte da tarde os participantes se reuniram em grupos para tirarem propostas que foram votadas na plenária final e serão levadas para a Conferência Estadual de Assistência Social, programada para acontecer nos dias 18 e 19 de outubro, em Niterói. Na ocasião foram eleitos oito delegados que representarão o município no Estado e também na Conferência Nacional, que vai acontecer de 5 a 8 de dezembro, em Brasília.
Os delegados eleitos foram Vanessa Trindade e Cátia Sant´Anna, titulares e representantes dos trabalhadores da rede pública de assistência social; Lucimar Fernandez e Maria Cristina Carvalho, também titulares e representantes dos usuários de CRAS. Os representantes do Governo eleitos foram Denise Alves, Ana Elisa Rosa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania; Maria de Fátima Oliveira, da equipe de gestão do CRAS e Jacqueline Rabelo, coordenadora do CRAS da Nova Angra.