Maratona Aquática movimentou o domingo esportivo em Angra

Angra foi campeã por equipe na categoria Velocidade, e dos 22 nadadores, somente dois não subiram no pódio

Segunda-Feira, 22/05/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

O domingo esportivo teve como grande atração em Angra, a II Etapa de Maratona Aquática, que agitou o mar e as areias da Praia da Biscaia. O evento movimentou muito a cidade, essencialmente a Estrada da Ponta Leste, onde pousadas da localidade ganharam muitos hospedes ligados a competição de natação de mar, que reuniu cerca de 350 atletas de diversas regiões do estado, na faixa etária de 7 a 84 anos, sendo quase 40 deles de Angra dos Reis.
14 atletas do pólo de natação do Ceav, entre 7 e 10 anos, participaram na categoria “Talentos do Futuro”, prova de 200 metros e entre eles destaque no masculino para Matheus Lara dos Anjos, de 9 anos, que fez sua primeira competição oficial, e no feminino, Lívia Costa, de 10 anos. A categoria da criançada não foi classificada como competição, somente participação, e todas elas ganharam medalhas.
22 nadadores angrenses disputaram na categoria Velocidade, prova de 1,3 km, e apenas dois deles não subiram ao pódio. Angra foi campeão por equipa na Velocidade, com 340 pontos, com sete medalhas de ouro, nove de prata e duas de bronze, e Resende Águas Abertas ficou com a segunda colocação geral por equipe, com 277 pontos. O melhor desempenho entre os angrenses foi o do nadador Vanderlei Augusto Vieira, que foi o 2º lugar geral na prova, com o tempo de 19min27seg. A primeira colocação geral ficou com Flávio César, da equipe Aquario, com o tempo de 18min53seg.
Na prova mais longa, de 2 km, a Elite, a angrense Udmilla Oliveira, de 18 anos, foi a sexta colocada no geral feminino, com o tempo de 35min34seg. O primeiro colocado geral masculino, na Elite, foi o nadador da equipe Resende Águas Abertas, Arthur Pedrosa, com o tempo de 27min24seg. A II Etapa de Maratona Aquática teve a participação de sete atletas com necessidades especiais, e entre elas, a Ana Carolina, de 30 anos, que tem Síndrome de Down, e que desde os seus três anos de idade faz natação de piscina, e há quatro anos, participa de competições no mar.
Ainda na Velocidade, Angra também teve boas participações como: Guilhermo Fernandez, 4º lugar geral, 1º na categoria 50 a 54 anos, Ana Beatriz de Azevedo, 1ª na categoria 17 anos; Alex Sandro Vieira, 6º geral, e 1º na categoria 40 a 44 anos; Ari Augusto de Oliveira, 2º na categoria 55 a 59 anos; Jefferson Souza Guimarães, o Dudu, 1º na categoria 45 a 49 anos; João Marcelo Pimenta, 2º lugar na categoria 15 anos; Marcos Vitor Cruz, o Vitinho, 2º na categoria 12 a 13 anos; Maria Fernandes Guimar, 3ª na categoria 17 anos; Mário Clementino da Fonseca, 1º na categoria 65 a 69 anos; Carla Lourenço Ferreira, 5ª geral e 1ª na categoria 25 a 29 anos.
E ainda, subiram no pódio: Bianca dos Santos, Carlos Alberto Aguiar, Carlos Augusto de Oliveira, Cláudia Tarumoto, Juan Carlos Bustos, Judith Tapia, Rafaela Nascimento e Wesley Mesquita. Ainda participaram da maratona Ivan Vieira, Pierre Maciel e Wanderlucio de Moraes. Muitos dos atletas angrenses que competiram eram do pólo esportivo da piscina do Ceav e da Associação Baratas da Costeira, mas todos participaram das provas como Prefeitura de Angra dos Reis.
A II Etapa de Maratona Aquática foi realizada pela empresa Maratona Aquática Sem Fronteiras, tendo à frente na organização Regina Coeli, e Suzana Duran, com o apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e secretaria Executiva de Esportes e Lazer.