Ação Social aborda população de rua no São Bento

Os ocupantes tiveram a opção de serem assistidos pelos órgãos públicos e o estacionamento está sendo revitalizado

Quinta-Feira, 09/02/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, com o apoio de outras secretarias municipais e da Polícia Militar, realizaram na noite de ontem, uma abordagem aos ocupantes, população de rua, do espaço destinado gratuitamente ao estacionamento de veículos, no Aterro do São Bento. Esta é uma antiga reivindicação da população usuária, que estava se sentindo constrangida, intimidade e até ameaçada por algumas dessas pessoas. O trabalho foi considerado muito positivo.
- A abordagem conjunta foi necessária porque não foi só um trabalho da assistência social, mas envolvia outros setores como o Serviço Público, o Trânsito, a Saúde e a Polícia Militar, devido à situação que se instalou no local de drogadição, de constrangimento ostensivo e de maneira velada às pessoas e precisávamos desse apoio. A ação foi muito bem sucedida em função desse trabalho integrado, - salientou Célia Jordão, secretária da pasta.
O resultado desta ação foi o encaminhamento de uma pessoa para o Centro de Atenção à População de Rua, que fica no Bracuí; o encaminhamento de um grupo para sua cidade de origem e o restante se evadiu. Além dessa abordagem, o Serviço Público retirou quatro caminhões de entulho do local e a Secretaria Executiva de Parques e Jardins já está revitalizando o local. Vale ressaltar que as abordagens também se estenderam para a Praia do Anil e na Praia Grande. Tinham aproximadamente 15 pessoas alojadas no estacionamento com tendas montadas e abrigos improvisados, que já foram retirados do local.
Outra situação detectada pela equipe da Ação Social foi a utilização dos botes que estavam na Praia do Aterro do São Bento como abrigo. Esses botes foram retirados e acolhidos pela Superintendência de Trânsito e seus donos poderão resgatá-los sem nenhum problema. Para reclamá-los, basta entrar em contato com o órgão, que fica localizado na Rua Dr. Moacyr de Paula Lobo, nº 151, Centro, e mais informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3365-7217.
No local já houve relatos de assaltos, pneus roubados, danos aos veículos, assalto de celulares, repasse de drogas dentro do local, abordagens aos motoristas com tom ameaçador e até utilização de cachorros como meio de coagir (há informações de que já houve uma pessoa mordida por cachorro). “Nosso trabalho é de oferecer assistência e além da questão das drogas, estavam fazendo exploração indevida de um espaço público, então, por isso, que foi necessária a integração”, esclareceu Célia Jordão, completando que a abordagem à população de rua é um trabalho contínuo e que estava paralisado, sendo retomado agora por sua equipe. Desde janeiro deste ano até a presente data, cerca de 40 pessoas foram retiradas das ruas e assistidas.