A Defesa Civil Municipal está em estado de atenção em função da possibilidade de chuva forte nas próximas horas. Embora o órgão não tenha recebido nenhum alerta meteorológico, o nível do Rio Mambucaba chamou a atenção da equipe, que está na localidade pronta para entrar em ação, caso haja necessidade. A ação é preventiva e deverá ficar assim até passar o horário de pico da maré, que é às 13:54h. Neste horário, a maré poderá chegar a até um metro de altura, aumentando consideravelmente a possibilidade de alagamento no bairro.
Por volta das 8h a equipe de emergência da Defesa Civil recebeu uma ligação de um morador do Parque Mambucaba, avisando que observou o nível do rio muito alto. Ao verificar, o órgão detectou que a água estava bem próxima do nível que pede estado de atenção, observados através das réguas de medição existentes no local. No ponto em que se encontrava a água do rio, algumas ruas do bairro, como a Travessa Esmeralda, já começam a encher. O fenômeno se deu em função de chuvas concentradas na cabeceira do rio, que fica no Estado de São Paulo, em São José do Barreiro e Bananal, onde deve estar ou já esteve sob forte chuva.
Vale ressaltar que as família são avisadas através de mensagens pelo celular (SMS), quando o nível da água chega ao estado de alerta, o que não ocorreu até o momento. A equipe da Defesa Civil também informou que a maré começou a descer, fato que deixou todos mais tranqüilos, porém ainda em estado de atenção por causa do horário de pico das marés, na parte da tarde.