XTERRA abre circuito 2023 nas belas paisagens da Ilha Grande

A Vila do Abraão sediou o evento que contou com total apoio da Prefeitura de Angra

Domingo, 12/03/2023 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

As belas praias e a mata exuberante da Ilha Grande serviram como cenário para a primeira etapa do circuito XTERRA Brasil, que aconteceu no sábado (11). Centenas de pessoas, de diversas partes do país, marcaram presença na Vila do Abraão para participar daquele que é considerado o maior festival off-road do planeta.

– Esse é o nosso terceiro XTERRA. É o esporte promovendo a saúde e a integração. Tem gente que veio participar e outros só vieram apoiar. Só tem família mesmo. Escolhemos a Ilha Grande por ser a primeira etapa de 2023, a data coincidiu de um maior número de pessoas conseguirem estar presentes e muita gente ainda não conhecia a Ilha Grande – explicou o atleta amador Eduardo Santos, que veio junto com vários familiares de São Paulo e Minas Gerais e juntos formaram o Team Santos, com direito a camisa personalizada e tudo mais.

Com cinco modalidades, incluindo Triathlon Sprint, Swim Storm, Trail Run, Endurance 50k e Kids, os competidores participaram do desafio em percursos que incluam águas cristalinas, solos de terra, rochosos e arenosos, obstáculos no meio dos percursos, visuais de planície, montanhas, praias, manguezais, restingas e lagoas. A corredora Tatiana Mariano foi uma dessas pessoas. Ela é da Ilha Grande e participou das três edições do XTERRA realizadas no local.

– Essa competição tem os percursos mais lindos, o contato direto com a natureza e um clima harmonioso. Competir onde cresci, ao redor dos amigos e familiares é uma delícia – destacou Tatiana.

Uma novidade desta etapa da Ilha Grande foi a volta da ultramaratona. Com um percurso que incluía Lopes Mendes e Dois Rios, o vencedor da Endurance 50k individual cravou o tempo de 7:17:26.425.

– Foi incrível! Eu treinei muito, mas não estava esperando ganhar, fiquei muito feliz, foi minha primeira maratona. No quilômetro cinco quase desisti, tive muita dor no quadríceps, mas tem um amigo que também está entre os primeiros da prova e foi 100% responsabilidade dele eu ter continuado - comemorou Henrique Lacaz, de São Paulo.

Como o evento é voltado para toda a família, as crianças não ficaram de fora. Uma das atrações do XTERRA foi a Corrida Kids, onde a parceria da prefeitura com a organização do evento disponibilizou 150 vagas para que as crianças da ilha pudessem participar gratuitamente. Entre os pequenos estavam alunos da escolinha de futebol que a prefeitura mantém no Abraão, estudantes da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega e pequenos turistas que visitavam a Ilha Grande.

Antes mesmo de as atividades terminarem, os organizadores do XTERRA comemoravam o resultado de mais uma edição do evento sendo realizada na Ilha Grande.

– Uma das premissas do XTERRA é estar em locais paradisíacos. Então, é um prazer muito grande pra gente abrir o nosso calendário 2023 aqui e trazer essa festa para a família inteira. O XTERRA é muito mais do que uma prova competitiva, é uma experiência para a família inteira. A gente quer muito manter a prova no calendário do ano que vem, os atletas gostam muito daqui, não só pelo evento obviamente, mas pelo paraíso que é, com os passeios, a gastronomia e o ambiente – frisou o gerente de Projetos do XTERRA, André Gibão.

Quem também comemora a realização do evento na Ilha Grande são os proprietários de bares, restaurantes e meios de hospedagem que tiveram ocupação acima de 90%.

– O XTERRA traz muita gente para cá e movimenta a economia. Todas as pousadas estão praticamente cheias. Precisamos de mais eventos como este – disse Ronaldo Soares, proprietário de restaurante e pousada na Vila do Abraão.

A Prefeitura de Angra dos Reis ofereceu total apoio ao evento. A Secretaria de Eventos, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (Serviço Público e Ilha Grande), ficou responsável pela parte logística; já a TurisAngra manteve um estande no XTERRA Village, onde as belezas e a história cultural da cidade foram divulgadas. A parceria do Parque Ecológico da Ilha Grande também foi fundamental para a realização do XTERRA.

Para o secretário municipal de Eventos, João Willy, essa união de forças em prol do evento é importante porque um festival como o XTERRA traz vários benefícios para a cidade.

– Além de fomentar a economia local, gerando lucros e postos de trabalho temporários, um evento do porte do XTERRA divulga o nome de Angra dos Reis pelo mundo, atraindo ainda mais visitantes. Também incentiva bons hábitos, como a prática esportiva, e ainda proporciona diversão e lazer para os moradores e turistas – afirmou Willy.