Morada do Bracuí passará por revitalização

Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, vai construir novas redes de drenagem e esgoto no bairro.

Sexta-Feira, 10/03/2023 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

A Prefeitura de Angra vai revitalizar a Morada do Bracuí. Nessa quinta-feira (9), secretários municipais, atendendo a uma determinação do prefeito Fernando Jordão e do secretário de Governo, Cláudio Ferreti, foram até o bairro para ouvir a população e verificar as necessidades da localidade. Eles saíram de lá com um planejamento de ações de curto, médio e longo prazo para melhorar a vida da população.

De imediato, a Secretaria de Desenvolvimento Regional/Secretaria Executiva de Serviço Público vai realizar algumas intervenções no campo de futebol, melhorando a drenagem e trocando a areia. O bairro também vai receber uma limpeza completa, com roçada, capina e pintura de meio-fio. Uma retroescavadeira já está no local fazendo a desobstrução das valas.

Ainda a curto prazo, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas vai concluir a instalação de lâmpadas de LED em todas as ruas, proporcionando maior eficiência energética, economia e durabilidade.

- Faremos ainda a contenção de dois canais que fazem a ligação com a Santa Rita, com isso vamos possibilitar também o avanço da segunda e terceira fase das obras na Itinga – explicou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo.

A médio prazo ocorrerá a conclusão das obras da Escola Municipal Morada do Bracuí. Depois de enfrentar alguns percalços com a empresa vencedora da licitação e de esgotar todas as possibilidades para a continuidade dos serviços, a Prefeitura de Angra decidiu realizar um novo certame. A expectativa é de que a nova unidade educacional esteja funcionando no início do próximo ano letivo.

Com a conclusão da obra na Morada do Bracuí, o ginásio poliesportivo, que atualmente funciona como uma escola improvisada, será totalmente reformado e poderá abrigar um polo esportivo e ser utilizado pela população para a prática de esportes.

Nesta sexta-feira (10), a Superintendência de Habitação começou também o serviço de topografia, marco inicial das ações de longo prazo, que vão culminar em novas rede de drenagem e de saneamento básico e no recapeamento asfáltico do bairro.

- No ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Superintendência de Habitação, fez uma visita à Morada do Bracuí, e daí foi idealizada uma parceria com a Companhia Estadual de Habitação, a Cehab, para que nos auxiliasse na parte de projetos e execução. Hoje iniciamos a topografia que vai nos ajudar na elaboração do projeto executivo para assim montarmos o material técnico para executarmos essa ação importante – explicou o secretário de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino.

Nessa parceria da Prefeitura com o Governo do Estado será verificada a possibilidade de alterar o sistema de esgotamento sanitário da Morada do Bracuí, um dos principais problemas verificados durante a visita. Atualmente as redes passam nos fundos das residências e a ideia é jogar as redes para a parte da frente e construir uma nova estação de tratamento de esgoto, com isso os entupimentos constantes seriam evitados.