A Prefeitura de Angra, por meio de suas secretarias, está atuando desde a noite desta terça-feira, 07 de fevereiro, para reduzir os impactos causados pela chuva que atingiu o município. No Encruzo da Enseada, as equipes do Serviço Público já estão fazendo a limpeza da via e retirando os resíduos que atrapalham a locomoção no local. São mais de 30 funcionários e 2 retroescavadeiras trabalhando na localidade para atender os moradores.
- Destaco o imediatismo das ações realizadas pela Prefeitura. Logo após a chuva de ontem, as equipes do Desenvolvimento Regional/Serviço Público já estavam na localidade para atender a população. Por meio de uma convocação do Governo Municipal, estamos trabalhando sem parar para que os moradores sejam atendidos da melhor forma – destacou o secretário de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino.
A equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Campo Belo também esteve presente no Encruzo da Enseada para auxiliar os moradores. Durante a visita, os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social visitaram as famílias afetadas pelas chuvas e analisaram as demandas de cada morador. No total, 14 famílias foram beneficiadas com um cartão alimentação de R$ 150,00.
- Estamos realizando o atendimento dos moradores, possibilitando um melhor entendimento da situação. Além da entrega dos cartões, fizemos um cadastro das famílias para que possamos acompanhar a situação delas e prestar um bom serviço – comentou o Secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio.
Tuca Rangel, moradora do Encruzo da Enseada, destacou a importância da rápida ação da Prefeitura em atender a localidade, e como as ações de hoje auxiliam na segurança dos moradores do bairro.
- Tive todo o apoio das secretarias e seus respectivos secretários. Só tenho que agradecer a ajuda deles, pois acabo me sentindo mais segura – afirmou a moradora.
A Defesa Civil também teve grande importância durante as ações realizadas no Encruzo da Enseada. Na tarde da terça-feira, foram enviadas as mensagens do Sistema de Alerta e Alarme (SMS, WhatsApp, Telegram e outros). Quando os pluviômetros começaram a detectar altos índices pluviométricos, a partir das 23h do mesmo dia, novas mensagens foram enviadas, evoluindo o cenário para o estado de atenção.
As equipes da Defesa Civil também chegaram no local durante a noite, auxiliando os moradores e evitando acidentes. Na manhã desta quarta-feira, os profissionais da Defesa Civil voltaram para a localidade, juntamente com uma geóloga, e continuaram os atendimentos para a população.
Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário meteorológico, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens.
Para se cadastrar no WhatsApp basta salvar nos contatos do seu celular o número (61)2034-4611, enviar um “oi” pelo aplicativo e seguir as orientações, escolhendo o município de Angra dos Reis para cadastro; já pelo Telegram, basta procurar por “Defesa Civil Alertas”, iniciar uma conversa e seguir as orientações. É importante que os moradores fiquem atentos a todas as orientações da Defesa Civil e, em caso de necessidade, liguem para 199 / (24) 3365 4588.