A comunidade do Morro da Caixa D´Água está comemorando a retomada da Estratégia de Saúde da Famílila (ESF) do bairro, que está fechada há mais de um ano. Na verdade, os moradores não apenas estão festejando, mas arregaçando as mangas e trabalhando juntos, pois um grupo foi reunido ontem (6) para limpar e organizar tudo no local. Hoje, o secretário Executivo de Saúde, Rodrigo Muchelli esteve no local com a equipe da Secretaria Executiva de Serviço Público para que os profissionais da pasta avaliassem o local e apresentassem um planejamento de ações e intervenções na unidade, que entra em reforma já na próxima segunda-feira. A expectativa é que dentro de um mês, a unidade volte a funcionar.
A ESF está funcionando dentro do Centro de Especialidades Médicas (CEM) do centro e segundo o secretário, o retorno da unidade para o bairro é necessário para que a proposta das Estratégias de Saúde seja cumprida.
- A intenção é reabrir o ESF no bairro, pois somente assim o serviço estará alinhado com a proposta destes tipos de unidades. Os moradores ansiavam por isso, tanto que está nos ajudando nesta recuperação. Gosto de trabalhar com a comunidade e de sempre ouvir o morador, pois a unidade de saúde é dele – frisou Muchelli, completando que “conta com os usuários para fiscalizar o atendimento e tomar conta da unidade”.
A unidade passará por uma reforma geral como a troca do telhado, pintura, correção de infiltrações e parte elétrica, entre outros e será realizada com a equipe do Serviço Público e recursos próprios.
ESF do Morro da Caixa D´Água será reaberta
Os moradores, em mutirão, limparam o prédio e hoje, o Serviço Público foi fazer uma análise técnica da situação. A obra começa na próxima segunda