Palestras sobre plano de emergência nas escolas

Projeto teve início na quarta-feira (23) e vai passar por 13 escolas municipais

Quinta-Feira, 24/05/2018 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

O projeto ‘Preparando o Amanhã’, que tem o objetivo de apresentar palestras sobre o Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto para estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano), das escolas da rede municipal, teve início na quarta-feira (23).
Treze escolas receberão o projeto. A primeira foi a Escola Municipal Nova Perequê, no Parque Mambucaba e a adesão foi total. Os jovens ficaram muito entusiasmados com o tema abordado, principalmente com o programa de emergência externo das usinas. Isso gerou curiosidade entre os estudantes, que ficaram atentos às explicações tanto dos funcionários da Defesa Civil quanto dos técnicos da Eletronuclear.
A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia esteve presente na aula inaugural e ressaltou a importância deste projeto, desenvolvido em parceria com a Defesa Civil, Eletronuclear, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnem) e Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN).
- Esse projeto é importante para divulgar informações sobre o plano de emergência e funcionamento das usinas e a gente entende que a escola é o melhor lugar para isso. Quando você fala para um aluno, ele reproduz para pelo menos quatro pessoas dentro da casa dele, ele se torna um multiplicador. Se hoje na nossa rede temos 22 mil alunos, significa que podemos atingir 100 mil pessoas com essas informações – destacou a secretária.
O secretário executivo da Defesa Civil relatou a dificuldade de conscientizar a população e destacou a importância da parceria com a Educação para atingir esse objetivo.
- Visamos apresentar o plano de emergência externo das usinas e também desmitificar alguns mitos sobre a energia nuclear e mostrar a importância dela para a indústria e medicina. A Defesa Civil tem uma dificuldade muito grande de conscientizar a sociedade, tanto sobre os desastres naturais como em relação à usina nuclear e esse treinamento continuado nas escolas vai alcançar um número expressivo de alunos que serão multiplicadores – explicou o secretário executivo da Defesa Civil.
As próximas escolas a receber o projeto serão: E.M. José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade; E.M. Cacique Cunhabebe, também no Frade; E.M. Prof. Francisco de Assis de Oliveira, no Bracuhy; E.M. Professora Tânia Rita Teixeira, no Belém; E.M. Mauro Sérgio, Promorar; E.M. Santos Dumont, Japuíba; E.M. Tereza Pinheiro, Japuíba; E.M. Prefeito Francisco Pereira Rocha, Morro da Cruz; E.M. Prof. José Américo Lomeu Bastos, Morro do Abel; E.M. Regina Célia, Morro do Carmo; E.M. Alexina Lonwdes, Bonfim, e E.M. Pedro Soares, no Provetá (Ilha Grande). A meta é passar por todas essas escolas até o mês de outubro e, em seguida, as palestras serão apresentadas na rede estadual.
A idealização do projeto surgiu diante da importância da energia nuclear no nosso dia a dia em todos os setores, desde a medicina, passando pela indústria e a alimentação. Além das palestras, estão previstas ainda visitas dos alunos ao Complexo Nuclear.