Está marcada para o próximo dia 6, às 10h, a licitação para a contratação da empresa que passará a prestar o serviço de coleta de lixo da cidade, atualmente sendo realizado pela empresa Limppar, que teve seu contrato prorrogado até a realização do certame. O processo licitatório já passou pela a avaliação prévia do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, este fato diminui consideravelmente a possibilidade de empresas recorrerem e atrasar ainda mais a contratação definitiva da empresa.
O valor de referência da concorrência é de R$ 38 milhões, cerca de R$ 10 milhões a mais do que o contrato em vigor, que é baseado na tabela apresentada pela empresa há quatro anos, ou seja, em 2013. Além disso, novos serviços foram acrescentados no edital da concorrência. “Temos problemas de contrato, pois tem muitas coisas que não podemos nem cobrar da empresa que atua em Angra, porque não está previsto em contrato, como por exemplo, o número mínimo de embarcações para a realização da coleta de lixo das ilhas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, completando que este valor deverá cair na medida em que as empresas começarem a disputar pelo menor preço apresentado.
Além da coleta de lixo urbano, a empresa a ser contratada também recolherá entulhos, resíduos sólidos urbanos e provenientes de serviços da saúde; recolhimento em áreas insulares (ilhas); coleta seletiva; varrição manual de vias e logradouros públicos; raspagem e pintura manual de meio fio; limpeza de praias e ilhas; tratamento e destino final dos resíduos da saúde.
O edital já está disponível no site da Prefeitura (www.angra.rj.gov.br) e a licitação acontecerá na Superintendência de Suprimentos, que fica localizada na Praça Guarda-marinha Greenhalgh, no São Bento.
Licitação do lixo acontece no próximo dia 6
Certame já passou pela avaliação prévia do TCE e com isso, a possibilidade de empresas desclassificadas recorrerem diminuem consideravelmente