Angra vai sediar discussão sobre barcas

Autoridades do executivo e legislativo do município cobram do Governo do Estado, realização de audiência pública também em Angra

Sexta-Feira, 24/03/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

Nos dias 20 e 21, segunda e terça-feira, aconteceram as audiências públicas referentes à nova concessão do transporte aquaviário do Estado do Rio de Janeiro, paras as Baías da Ilha Grande e Guanabara, que aconteceram respectivamente no Rio e em Niterói. Não estava prevista uma audiência em Angra dos Reis, mas a presença de autoridades do executivo e legislativo angrense no evento na segunda-feira, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, cobrando a participação do município nas discussões, fez com que o secretário estadual de Transporte, Rodrigo Vieira, garantisse a realização também de uma audiência em Angra.
Apesar da concessão atual junto a CCR Barcas ir até 2023, a empresa anunciou recentemente que não pretende continuar com o contrato e, com isso, está abrindo uma possibilidade da Secretaria Estadual de Transporte conduzir uma nova concessão para esta atividade. Segundo o Secretário da SETRANS, Rodrigo Vieira, isto permitirá uma nova modelagem de concessão, mais moderna, com maior flexibilidade de contrato visto a mutação constantes das cidades e Estado, além de imputar os maiores riscos ao novo concessionário.
Trata-se da concessão de exclusividade de transporte de passageiros com embarcações superiores a 120 lugares, para as baías da Guanabara e da Ilha Grande, englobando a travessia Angra x Abraão. Os eventos contaram com centenas de participantes incluindo autoridades, empresas internacionais interessadas na concessão, usuários e entidades do setor.
A Prefeitura de Angra foi representada pelo vice-prefeito, Manoel Parente, e pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Alexandre Giovanetti. Os vereadores Luciana Valverde, Titi Brasil e Kamu, também encorparam a comitiva de Angra na audiência, onde foi apresentado o estudo e modelagem da nova proposta de concessão, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e aberto para questionamentos e posicionamentos.
“Nosso papel nas audiências foi o de garantir que se ouvissem os interesses dos usuários de Angra dos Reis neste contexto. Para isso, nossa maior reivindicação foi a de trazer uma audiência pública de Angra, além de passar a responsabilidade da manutenção das unidades de apoio para a nova concessionária, como o cais do Abraão, por exemplo“, afirmou Giovanetti.
Esta solicitação formalizada foi bem recebida pela Secretaria Estadual de Transporte, a qual avaliará a possibilidade da realização de uma audiência pública em Angra dos Reis, o que pode acontecer nos próximos dias, visto que a expectativa do governo estadual para abertura do edital da nova concessão é já para o próximo mês de abril.