Saae faz reunião com associações de moradores

No dia 14 um mutirão de atendimento receberá críticas, sugestões e debaterá propostas sobre o fornecimento de água

Sexta-Feira, 10/03/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

O Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Paulo Cézar de Souza, reuniu a equipe com dirigentes de associações de moradores na noite de quinta-feira, dia 9, para apresentar dados sobre os projetos da autarquia. “É viável reconstruir o Saae e melhorar o fornecimento de água para todos os moradores”, afirmou ele. O encontro aconteceu no auditório da Defesa Civil e já foi agendado um mutirão de atendimento no dia 14, durante o dia inteiro, para receber sugestões e críticas, além de debater propostas, dos próprios presidentes das associações.

Foi apresentado o cenário atual da cidade, com dados sobre o serviço de fornecimento e tratamento de água. Segundo Paulo Cézar, a falta de investimentos em materiais e equipamentos, dívida ativa sem cobrança e dificuldade de acesso em vários bairros para a execução de serviços, entre outros, são alguns dos problemas que o Saae quer resolver de modo integrado com os moradores.

A equipe do Saae fez um levantamento comparativo entre a autarquia, a empresa concessionária de energia elétrica Enel (antiga Ampla), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e a Prefeitura (IPTU), em termos de número de clientes/contribuintes.

A Cedae atende a 43.128 pessoas e o Saae, 148.286. Mas o número de ligações é muito inferior: apenas 8.899 feitas pela Cedae e 37.351 pelo Saae. Segundo os dados do Saae, as residências com hidrômetros instalados são 2.941 (Cedae) e 14.374 (Saae).

Quando a comparação abrange o total de clientes da Enel e de contribuintes do IPTU pela Prefeitura, os números, considerados os imóveis com ligações feitas, são o seguinte:
Saae: 37.351
Cedae: 8.899
Prefeitura (IPTU): 72.532
Enel: 92.912

Paulo Cézar informou ao público que a meta do Saae é atingir os 92.912 clientes que pagam as contas de luz para a Enel, para aumentar a arrecadação e, com esses recursos financeiros, ampliar a capacidade de investimentos e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela autarquia municipal.