Choque de ordem resulta em um carnaval familiar em Angra

Operação foi positiva e a Prefeitura reavaliará a liberação de mesas e cadeiras nas calçadas da rua

Quinta-Feira, 02/03/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

A operação Choque de Ordem na Rua Coronel Carvalho, realizada pela Prefeitura de Angra e a Polícia Militar durante o período de Carnaval da cidade (23 a 28 de fevereiro), foi um verdadeiro sucesso e será mantida, por tempo indeterminado, em todos os finais de semana e feriados. A Polícia Militar também confirmou que manterá uma unidade na esquina da Rua Coronel Carvalho com a Rua Moacyr de Paula Lobo (antiga Rua das Palmeiras), como forma de garantir a paz e a ordem na localidade, que chegou a registrar a dias atrás até troca de tiros entre os seus freqüentadores, e foi alvo de muitas reclamações por parte dos comerciantes e moradores.
A ação contou com a proibição de carros com som potente parados na rua, independente do estilo musical, do estacionamento em ambos os lados da Rua Coronel Carvalho das 17h às 5h; e proibição de cadeiras e mesas nas calçadas da via. A operação contou com a atuação do Setor de Código de Postura e da Superintendência de Transporte e Trânsito. Moradores e população em geral, comemoram o resultado positivo da iniciativa de coibir a desordem e vandalismo na rua, assim como o setor do comércio.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Valter Ornelas, a única insatisfação dos lojistas foi em relação à proibição da colocação de mesas e cadeiras nas calçadas. Segundo Valter, o comerciante afirma que tem prejuízo com a falta desta opção para seus clientes. O diretor de Código de Postura da Prefeitura, Paulo Valério, explicou que esta situação será revista e que a proibição foi necessária, neste primeiro momento, para dar um choque de ordem e restabelecer o ordenamento.
A partir de agora, o comerciante que quiser utilizar a calçada para este fim, deverá solicitar autorização à Prefeitura de Angra, para uma avaliação do espaço disponível em frente ao estabelecimento e saber a quantidade de mesas que poderão ser disponibilizadas e o espaço destinado a este fim, de maneira que não atrapalhe o pedestre e cadeirantes. Ornelas aproveitou para elogiar a limpeza realizada nas ruas após a folia de Carnaval. Diferentemente dos anos anteriores, sua loja amanheceu com sua calçada limpa e organizada.
O presidente do Sicomércio Angra, Elias Lannes Resek, também aprovou a ação. “Tínhamos muita reclamações dos moradores e lojistas sobre a Rua Coronel Carvalho e esta ação veio a calhar. O comércio precisa desta ajuda, a operação foi extremamente positiva e precisa continuar”, declarou Elias.
Para o superintendente de Transporte e Trânsito, Marcos Silva, a operação colocou ordem na localidade e todos elogiaram. “Os moradores gostaram muito da operação realizada na Coronel Carvalho, não só os que moram na rua, mas também aqueles que residem nas proximidades, como na Rua São Bernardino de Sena. Não registramos nenhuma ocorrência negativa, até porque não foi permitida a permanência de veículos nos dois lados da rua e esta ação vai continuar em todos os finais de semana. Tivemos vários depoimentos de moradores elogiando e declarando que querem que a ação continue, - ressaltou marcos.
O Comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar, Luís Carlos Régis confirmou que a unidade móvel da PM vai permanecer no local por tempo indeterminado. “A minha avaliação sobre o carnaval em Angra é positiva, principalmente pela quantidade de blocos que desfilou e de turistas que a cidade recebeu. Não tivemos nenhum fato de gravidade maior ocorrido na cidade e conseguimos, de certa maneira, prover uma segurança neste período de festividade, sabendo que o nosso carnaval não se inicia no sábado, mas já na quinta-feira. As operações conjuntas com a prefeitura foi de extrema importância e a gente pretende manter este trailer da PM na Coronel Carvalho, não temos data para a retirada dele e vamos manter essas operações em andamento”, frisou o comandante.