Reizinho pede paz e arrasta multidão no domingo de carnaval

Oito agremiações se apresentaram no domingo de carnaval. No Centro da cidade foram três e nos bairros, cinco agremiações animaram os foliões

Segunda-Feira, 27/02/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

O domingo de carnaval, 26, em Angra, transcorreu na maior tranquilidade e com angrenses e turistas se divertindo para valer. A festa tomou conta do Centro da cidade e nos bairros, com o desfile de oito agremiações. Quem abriu a agenda de domingo foi o novato Bloco Goró Beleza, do Morro do Abel, que ainda com o dia claro, às 16h, se concentrou na Praça do São Bento, e invadiu as principais ruas do Centro animando muitos foliões. Já à noite, por volta das 20h, a mais tradicional agremiação do carnaval de Angra, com 47 anos de existência, fez mais uma vez a galera sambar e sambar muito, com toda sua popularidade e conclamando paz em seu enredo.
O Bloco do Reizinho mostrou a força da comunidade do Santo Antônio, se fantasiou com roupas brancas, representando a paz, e lembrou em seu enredo no carnaval 2017, do saudoso líder sul-africano Nelson Mandela, que foi um dos mais importantes ícones internacionais na defesa das causas humanitárias. A bateria, com 70 ritmistas, foi mais uma vez comandada pelo Mestre Francis, a rainha de bateria foi Tauany Tenório, o Reizinho foi representado por Béio e a Rainha Fátima. As ruas do Centro da cidade ficaram lotadas, com famílias inteiras acompanhando a passagem da agremiação que está próxima de completar 50 anos.
O também novato bloco Night Boys Folia, advindo das galeras da procissão marítima, encerrou a programação no Centro, já por volta da meia noite, e com muita alegria ao som principalmente do axé, foi acompanhado por uma multidão de pessoas, na sua maioria por jovens, que vestiram abadás caracterizados de super-heróis como Batman, Mulher Maravilha e Super-Homem. É outra agremiação recém chegada ao carnaval da cidade que tem tudo para ficar de vez na programação da folia em Angra. Enquanto as agremiações passavam, a turma do bloco da limpeza vinha logo atrás varrendo tudo e deixando as ruas limpas para os próximos blocos.

Bairros animados também pelos blocos

Os bairros também estiveram muito animados neste domingo de carnaval com o desfile nas comunidades de cinco agremiações. A programação foi aberta pelo tradicional Bloco do Bonfim que deu um show de alegria e animou moradores e turistas pelas ruas do bairro. Já à noite, às 19h, foi a vez do Belém dar o seu grito de carnaval com o Bloco Mocidade da Paz e no Frade, por volta das 20h, o Chamego Unido sacudiu a comunidade com mais um desfile. Outro novato na folia em Angra, o Jacu Elétrico, fez a festa no bairro de Jacuecanga, e na Vila História de Mambucaba, o Bloco Unidos da Praia Vermelha, fez todo mundo cair no samba.
A folia de hoje, segunda, 27, começa às 18h com o Bloco Piranhas do Peres, às 20h30, tem o Uns e Outros de Ladeira Abaixo, às 21h, é a vez do Bloco da Carioca, e fechando a agenda neste dia, às 22h, tem o axé do Conexão Bahia. Nas comunidades, a Ilha Grande, na Vila do Abraão, terá a animação, às 19h30, do Bloco Alcoólatras de Plantão, em Jacuecanga, às 20h, será a vez do Unidos de Jacuecanga, e no bairro de Monsuaba, às 21h30, o Vai Quem Quer vai animar a comunidade.

Cais de Santa Luzia lotado de foliões e rigor na fiscalização

Todas as noites deste carnaval, desde o Barracão do Samba, uma semana antes do início da folia, o Cais de Santa Luzia tem recebido um grande público. Gente de todas as idades está curtindo a estrutura montada no local, e com muita alegria vem curtindo os ritmos do samba, axé, marchinha e no estilo da música eletrônica, tudo comandado por DJs.
Há muita tranquilidade no Cais de Santa Luzia, e o mesmo pode se dizer de outro ponto de concentração de foliões no Centro da cidade, na Rua Coronel Carvalho. Um grande movimento também tem sido registrado toda noite na localidade, e o choque de ordem dado pela Prefeitura de Angra com apoio da Polícia Militar desde quinta passada, 23, tem feito a diferença para a segurança dos foliões.
Famílias inteiras estão curtindo o carnaval em alto astral e tranquilas, enquanto aguardam a passagem dos blocos carnavalescos pela Coronel Carvalho. A fiscalização dos homens das equipes do trânsito e postura tem sido rigorosa, e os comerciantes do local não estão colocando mesas e cadeiras nas calçadas, o fluxo de veículos tem sido normal pela via, porém não tem sido permitido o estacionamento de carros nos dois lados da rua. A coibição de carros com som alto em qualquer estilo musical tem sido constante e também há rigor na proibição de ambulantes na Coronel Carvalho e o policiamento militar se faz presente inibindo baderneiros.