Angra abre seu Carnaval 2017

Primeiro dia teve bloco fazendo aniversário de 40 anos e folia de 40 graus

Sexta-Feira, 24/02/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

Começou o Carnaval de Angra dos Reis. O primeiro dia de blocos animou as ruas do Centro. As agremiações da noite foram, na ordem, Feliz Idade, Nega Maluca e Folia 40°, que marcou sua estreia na festa angrense. O Carnaval de Angra é uma realização da prefeitura e da Associação dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Abcar), com o patrocínio da viação Senhor do Bonfim. O ordenamento e os serviços públicos que dão suporte à folia são a atenção principal da prefeitura, para garantir a turistas e moradores um Carnaval alegre, seguro e organizado.

A novidade do primeiro dia foi o Folia 40º. Ao novo bloco coube a responsabilidade de encerrar a noite. O bloco estreou em grande estilo, animando a galera pela Rua do Comércio e atraindo principalmente o público jovem. Quem também estreou em blocos de Carnaval foi o DJ Rodrigo Camacho, que junto com os DJ‘s André França e Alessandro On, ficou responsável pelas pick-ups do Folia 40º.

– Há três anos que eu estou no Carnaval de Angra, mas nas tendas eletrônicas. Em bloco é a primeira vez e esta é uma experiência muito bacana. Estamos trazendo algo diferente dos outros blocos, fazendo este esquenta com música eletrônica – disse Camacho, enquanto animava o público durante a concentração do bloco. O esquenta eletrônico deu um clima de balada à praça General Osório. Com a saída do carro de som, o estilo mudou, saindo do eletrônico e partindo para o axé, mas a animação do público continuou a mesma.

“TEM PASTORINHAS NO SAMBA ABRINDO NOSSO CARNAVAL”

O bloco Feliz Idade, com 14 carnavais, trouxe como enredo deste ano o folclore das pastorinhas e, como a letra do samba diz, abriu o Carnaval de Angra. O tradicional folclore, manifestação semelhante a um auto de Natal que homenageia o nascimento do Menino Jesus, chegou a Angra dos Reis no século XIX, tornando-se parte do patrimônio imaterial da cidade.

Com o apoio da bateria do bloco Uns e Outros de Ladeira Abaixo e a participação de frequentadores dos Núcleos da Terceira idade dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Angra, o Feliz Idade levantou gente de todas as idades pelas ruas. O bloco levou mestre-sala e porta-bandeira, passistas, ala de baianas e puxadores que cantaram o samba-enredo próprio e os de grandes escolas de samba do Rio. Também foi grande a participação de crianças entre os foliões.

“O TEU CABELO NÃO NEGA, MULATA”

O Carnaval de 2017 foi especial para o bloco Nega Maluca. A agremiação, que é uma das mais tradicionais da cidade, completou 40 anos. O desfile manteve as suas características, com uma boneca nega maluca de cerca de 3 metros abrindo passagem, carro de som com banda tocando marchinhas clássicas e canções populares em ritmo de Carnaval e o maior publico da noite. Caracterizados de nega maluca, com direito a peruca, tinta preta e máscaras, os foliões mostraram muita animação e também criatividade. Tinha nega maluca de tudo que é jeito, até de Capitão América e Mulher-Maravilha.

Originalmente a agremiação se chamava Bloco do São Bento, mudando seu nome para Nega Maluca na década de 80, por causa de um enredo criado por Alexandre Castilho, integrante do bloco. O Nega Maluca foi fundado por Eliana Souza Brás e seu marido, Pituca, e, ao longo de suas décadas de desfile, consolidou-se como um dos blocos mais populares de Angra, normalmente atraindo mais de 4 mil pessoas nos carnavais.

Quem não quis ficar todo o tempo nos blocos pode aproveitar o Barracão do Samba. Montado no cais de Santa Luzia, o local foi o point de muita gente, com barraquinhas de comidas e bebidas e DJ tocando vários gêneros musicais.

“DIGA AONDE VOCÊ VAI, QUE EU VOU VARRENDO”

O bloco da limpeza marcou presença no Carnaval de Angra, seguindo atrás dos blocos e recolhendo o que era deixado nas ruas pelos foliões. O trabalho eficiente rendeu elogios no primeiro dia de Carnaval e serviu para espantar a expectativa negativa que havia de parte do público. Nas últimas semanas, o município enfrentou problemas com a limpeza urbana, já que funcionários da então terceirizada chegaram a paralisar os serviços por conta de direitos trabalhistas não atendidos pela empresa. Com a substituição, a nova companhia de limpeza urbana já demonstrou serviço no Carnaval e está normalizando a coleta no município.

Apesar das restrições orçamentárias, o governo municipal se concentrou no oferecimento dos serviços públicos necessários para garantir um Carnaval seguro, limpo e organizado. Desde semanas antes do Carnaval, várias reuniões foram feitas para se discutir o ordenamento da festa, integrando setores como Cultura e Patrimônio, Superintendência de Transportes e Trânsito, Fiscalização de Posturas do município, Polícia Militar, entre outros.

A equipe do trânsito se dividiu em acompanhar os blocos, coordenando o trânsito, e o trabalho de conscientização, conversando com o público e distribuindo material educativo para coibir a mistura perigosa de álcool e direção. A Polícia Militar garantiu a segurança reforçando seu efetivo em pontos estratégicos e também seguindo a movimentação das massas de foliões. A Fiscalização de Posturas ordenou o comércio ambulante e coibiu a ocupação de calçadas por mesas e cadeiras de estabelecimentos comerciais, o que facilitou a circulação de pessoas. A Vigilância em Saúde distribuiu preservativos e material informativo sobre DST‘s.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO DESFILE DOS BLOCOS CARNAVALESCOS:

Matinês
Cais de Santa Luzia - Centro

Dias 25, 26, 27 e 28

Às 16h - Banda de Marchinhas

...............................................................................................................

Desfile dos Blocos no Centro

Até 28 de fevereiro

Dia 24/02 – sexta-feira

Às 20h, Bloco da Cava
Concentração: Rua Moacyr de Paula Lobo
Às 21h, Bloco dos Artistas
Concentração: Praça Guarda Marinha Greenhalgh (Teatro Municipal)
Às 23h, Bloco da Nação (Urubuzada)
Concentração: Praça General Osório

Dia 25/02 - sábado

Às 19h, Bloco Reizinho Mirim
Concentração: Praça General Osório
Às 19h30, Bloco Unidos da Portelinha
Concentração: Praça 6 de Janeiro, Morro do Carmo
Às 21h, Acadêmicos do Caravela
Concentração: Praça General Osório
Às 22h, Bloco Ki Merda é Essa
Concentração: Final da Rua Moacyr de Paula Lobo
Às 23h30, Bloco Tô Atoa
Concentração: Praça General Osório


Dia 26/02 - domingo

Às 16h, Bloco Goró Beleza
Concentração: Morro do Abel
Às 19h, Bloco do Reizinho
Concentração: Praça General Osório
Às 23h, Bloco Night Boys Folia
Concentração: Praça General Osório


Dia 27/02 - segunda-feira

Às 18h, Bloco Piranhas do Peres
Concentração: Praça Morro do Peres
Às 20h30, Bloco Uns e Outros de Ladeira Abaixo
Concentração: Praça General Osório
Às 21h, Bloco da Carioca
Concentração: Bica da Carioca
Às 22h, Conexão Bahia
Concentração: Praça General Osório


Dia 28/02 - terça-feira

Às 20h, Bloco Sujos de Lama
Concentração: Praça General Osório
Às 22h, Galera do Rock
Concentração: Praça General Osório
Às 00h, Quarta Sem Lei
Concentração: Praça General Osório

.....................................................................

Desfile dos Blocos nos Bairros

De 25 a 28 de fevereiro

Dia 25/02 - sábado

Encruzo da Enseada
Às 22h, Bloco do Encruzo
Concentração: Campo de Futebol da Enseada


Dia 26/02 - domingo

Bonfim
Às 16h30, Bloco do Bonfim
Concentração: Praia do Bonfim
Belém
Às 19h, Bloco Mocidade da Paz
Concentração: Avenida Bom Jesus – Rua São Matheus
Frade
Às 19h30, Chamego Unido
Concentração: Rua São Sebastião
Jacuecanga
Às 21H, Jacu Elétrico
Concentração: Praça do Village.
Vila Histórica de Mambucaba
Às 22h, Bloco Unidos da Praia Vermelha
Concentração: Rua das Flores


Dia 27/02 - segunda-feira

Abraão – Ilha Grande
Às 19h30, Alcoólatras de Plantão
Concentração: Vila do Abraão
Balneário
Às 20h30, Bloco Jardim Balneário
Concentração: Praça da Bíblia (quadra de esporte)
Jacuecanga
Às 20h, Unidos de Jacuecanga
Concentração: Rua Maurício de Nassau
Monsuaba
Às 21h30, Vai Quem Quer
Concentração: Rua Antônio Bertholdo Silva Jordão


Dia 28/02 - terça-feira

Camorim
Às 15h30, Bloco Piranhas do Camorim
Concentração: Rua da Pedreira
Itinga
Às 18h, Siri Gostoso
Concentração: Rua Principal
Abraão – Ilha Grande
Às 22h, Bloco Afro Reggae Homoheyen
Concentração: Centro Cultural Constantino Cokotós.