Transição da Cedae para o Saae será no máximo em dois meses

Governo do Estado e direção da Cedae já acertaram com o Saae detalhes para a transição e processo de encampação

Quinta-Feira, 23/02/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

Uma reunião entre o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, e o diretor-presidente da Cedae, Jorge Ferreira Briard, ocorrida nesta terça-feira, 21, selou o acordo pela encampação da Companhia Estadual de Água e Esgoto em Angra pelo Serviço Autônomo de água e Esgoto do município. Ainda participaram do encontro o secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcus Veníssius Barbosa, o diretor-presidente do Saae, Paulo Cezar de Souza, o PC, e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Alexandre Giovanetti.
Há a concordância do Governo do Estado e da direção da Cedae, para que a próxima etapa seja a transição entre as equipes, do grupo de trabalho a ser formado entre as duas partes. Na sequência, todo o conteúdo apurado pelas equipes será apresentado ao prefeito e à direção da Cedae, e o trabalho sendo aprovado, seguirá para análise do secretário de Estado do Ambiente, André Correa e do governador Luiz Fernando Pezão. A última etapa deste processo será a avaliação e aprovação do conselho administrativo da Cedae.
- A previsão é de que todo esse processo ocorra em no máximo dois meses, para que de fato possa ocorrer a encampação da Cedae pelo município. Já está tudo acertado entre as partes. Estamos cumprindo as etapas acordadas e legais, e por uma questão de ética, a gente ainda não iniciou o processo de identificação e diagnóstico mais preciso das áreas e equipamentos que a Cedae tem em Angra. Vamos fazê-lo em conjunto com a participação dos funcionários da empresa, disse o presidente do Saae.
Segundo ainda PC, esse processo de diagnóstico dos serviços de abastecimento de água e esgoto da Cedae no município deverá terminar no fim do mês de março. Mas independente disto, o Saae já tem ideias para as áreas e instalações a serem encampadas, entre elas projetos de automação, que vão possibilitar uma visão global de todas as localidades de Angra na sede do Saae, com informações precisas sobre vazão, volume de cada barragem, para poder agir rapidamente e fazer manobras e o serviço ser mais rápido e eficiente.
Tem também a retomada de um projeto de abastecimento alternativo vindo de um único local, que a princípio se pensava em trazer a água do Bracuí, mas segundo PC, precisa ser reavaliado, pois neste momento é um projeto de alto investimento. “O certo é que vamos encontrar caminhos que levem a projetos adequados, que tragam eficiência no serviço prestado para a população e com investimentos de acordo com a situação financeira atual da prefeitura”, disse o diretor-presidente do Saae.

Plantão do Saae no carnaval

O plantão do Saae já vem funcionando com muito mais eficiência, desde que foi revogado, através de decreto do prefeito Fernando Jordão, o fim do meio expediente na prefeitura, o que gerou desde o início do ano, uma melhora sensível na resposta rápida da equipe plantonista, nos pedidos de assistência e nas reclamações dos moradores. E no carnaval não será diferente.
“A equipe do Saae está muito consciente e trabalhando muito para que o serviço prestado por nós seja cada vez mais de qualidade e as soluções para os problemas sejam resolvidos rapidamente. Montamos equipes de plantão para cada pólo, para as regionais, conseguimos veículos emprestados com secretarias que não estão trabalhando no período de carnaval, reforçando nossa mobilidade para o deslocamento imediata”, informou PC.
Além disso, as equipes mistas de profissionais para as áreas de abastecimento de água e esgoto estarão atentas a qualquer chamado, como também a central telefônica, 3365-4700, e demais centrais dos pólos, atendendo as emergências mais próximas, estarão rigorosamente prestando um serviço com mais velocidade e eficiência.
“Eu já tenho como rotina nos plantões nos finais de semana, estar sempre ligando pela manhã, bem cedinho, para as equipes, para saber como vem ocorrendo o trabalho, ter conhecimento das solicitações feitas e para quais localidades, e volto a fazer contato na hora do almoço para checar o andamento dos serviços e ligo no final do dia para saber se o trabalho foi feito. Eu dou um peso maior na observação ao trabalho do plantão, pois caso surja alguma coisa fora da alçada da equipe de plantão, eu possa tomar medidas que dêem uma solução para o problema”, concluiu PC.